Ephemera Diário: uma história do PREC com jarrões chineses - TVI

Ephemera Diário: uma história do PREC com jarrões chineses

  • Joaquim Matos, voluntário do arquivo Ephemera
  • 28 abr 2020, 11:00
Arquivo Ephemera: histórias do PREC

O Ephemera está diariamente a divulgar uma imagem ou um documento inédito do arquivo de José Pacheco Pereira, para amenizar os tempos da pandemia

Após os acontecimentos do dia 28 de Setembro de 1974, com o falhanço da chamada "Maioria Silenciosa" e a renúncia do General Spínola ao cargo de Presidente da República, o Primeiro-Ministro Vasco Gonçalves apelou à unidade popular, decretando para o dia 6 de outubro de 1974, um domingo, uma Jornada Nacional de Trabalho. O apelo de Vasco Gonçalves teve alguma adesão, e tal como aconteceu em muitas empresas, alguns trabalhadores do então Banco Nacional Ultramarino foram trabalhar.

Na semana seguinte, verificou-se o desaparecimento de dois jarrões chineses que estavam na área reservada à Administração e, alguns dias depois, foi divulgado um comunicado em nome do ELP  (Exército de Libertação de Portugal, uma organização de extrema-direita criada em Madrid pelo ex-inspector da PIDE Agostinho Barbieri Cardoso),  afirmando que tinham sido os trabalhadores que os tinham roubado durante a jornada de trabalho. A Comissão Sindical e o Comité de Defesa da Revolução (CDR) do BNU emitiram comunicados denunciando a manobra do ELP, mas os jarrões nunca apareceram.
 
Em Junho de 1975 o Governador do BNU recebeu uma carta que foi entregue a um oficial do EMGFA (documento junto),com o seguinte teor:
" OS JARRÕES SERÃO DEVOLVIDOS QUANDO PORTUGAL FOR LIBERTADO - VIVA O ELP",
Passados uns meses um padre de uma das igrejas do Chiado contactou o BNU comunicando que alguém não identificado lhe tinha entregue os jarrões roubados, tendo os mesmos regressado ao seu local de origem.
 

Veja aqui o programa Ephemera da TVI24

A TVI24 associa-se à biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira, publicando todos os dias uma imagem inédita dos fundos do arquivo, que estão a ser tratados mas ainda não foram publicados. Essa imagem, que pode ser uma fotografia, um panfleto, um documento, a capa de um livro, um objecto, um autocolante, um pin, um cartaz, um vídeo ou uma gravação será acompanhada por um pequeno texto que complementa a informação do EPHEMERA DIÁRIO. 

Quem possa ter mais documentação ou informações sobre a imagem/tema em causa pode enviar para jppereira@gmail.com ou jrreis@tvi.pt.

Continue a ler esta notícia