Rui Rio, o camisola amarela do PSD pedala no Porto para "defender o ambiente" - TVI

Rui Rio, o camisola amarela do PSD pedala no Porto para "defender o ambiente"

Candidato social-democrata às legislativas quis assinalar o Dia Europeu Sem Carros com um passeio de bicicleta e uma caminhada no Parque da Cidade. Tudo em prol do ambiente. Sobre as sondagens, diz que "tanto" lhe "faz ter mais um bocadinho ou menos um bocadinho"

Depois de Paris, Rui Rio voltou a jogar em casa. Literalmente. O candidato do PSD às legislativas deu o pontapé de saída da campanha em pleno coração do Porto, onde foi presidente da Câmara durante 11 anos, com um passeio de bicicleta para assinalar o Dia Europeu Sem Carros, seguido de uma caminhada pelo Parque da Cidade.

Pouco passava das 10:00 quando a comitiva laranja arrancou da Casa da Música (na rotunda da Boavista) e se dirigiu para o Castelo do Queijo. Atleta "sempre que possível", Rui Rio diz que a ação simbólica quis alertar para a "mobilidade mais saudável" e porque "é uma obrigação de todos lutar pelo combate contra ao aquecimento global e às alterações climáticas”.

"O que simboliza esta atitude é que temos de defender o ambiente porque é o planeta que vamos defender para as gerações seguintes. Não temos o direito de não lutar por um planeta equilibrado”, afirmou aos jornalistas, com o mar de fundo. 

Antes de partir para a segunda atividade física da manhã, Rui Rio ainda teve tempo para desvalorizar a sondagem da TVI deste sábado e que dão conta de uma recuperação para o PSD.

“Não acredito em nenhuma”, disse, garantindo ainda que o resultado da sondagem lhe era “completamente indiferente”.

E lembrou mesmo que não confia nas sondagens e que, por isso, lhe são “indiferentes”.

Tanto me faz ter mais um bocadinho ou menos um bocadinho. É irrelevante. Tenho de continuar a campanha e chegar a 6 de outubro e ter o melhor resultado possível que é ganhar, começando já hoje com os resultados [das eleições regionais] na Madeira".

"Nós somos um rio que não vai parar"

A música, que foi o hino de campanha das duas primeiras vitórias de Cavaco Silva, em 1985 e 1987, ouvia-se a alto e bom som na marginal do Castelo do Queijo e não deixava margem para dúvidas que era ali que se devia juntar quem estivesse disposto a caminhar ao lado de Rui Rio. 

E, depois de cumprido o compasso de respostas à comunicação social, o líder do PSD ladeou-se do cabeça de lista pelo Porto, Hugo Carvalho, e seguiu caminho com uma pequena mancha laranja atrás de si. Sem abrandar o passo, Rui Rio foi apenas interpelado por duas senhoras no final da caminhada, que o lembraram que há dez anos tinham ali tirado uma fotografia consigo. E depois seguiram caminho, sem perguntas sobre sentido de voto ou programa eleitoral. 

No final da caminhada, esperava-o uma visita "sem coincidências". Luís Filipe Menezes não pedalou nem caminhou ao lado de Rio, mas decidiu prestar-lhe o seu apoio "que não é de agora".

Garantindo que acredita "na vitória" do líder do PSD, o antigo presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia pediu "tratamento igual para Rui Rio e António Costa" na comunicação social.  

"Eu até acredito na vitória. (...) N debate de Rui Rio com António Costa ficou patente que Rui Rio, no mínimo é tão capaz como António Costa para ser primeiro ministro. Em meu entender, mais capaz. (...) E então, o que é que justificava esta enorme diferença das sondagens de há meses? Eu acho que é o tratamento diverso que é dado a António Costa e que é dado ao PSD e a Rui Rio. Tratamento igual mais três semanas e aqueles que estavam a salivar com os resultados maus e piores a esta hora já estão a tomar Alka-Seltzer para ficar com melhor sabor na boca", afirmou.

O dia do PSD segue em Lisboa, na sede do partido, com Rui Rio a comentar o resultado das eleições na Madeira. 

Continue a ler esta notícia