As frases que marcam a campanha das autárquicas - TVI

As frases que marcam a campanha das autárquicas

Eleições autárquicas (Lusa)

As eleições realizam-se a 1 de outubro, mas antes dos discursos de vitória - ou de derrota - há frases que os eleitores não vão conseguir esquecer

A campanha às autárquicas ficou marcada por várias frases que ninguém esquece. Anúncios inesperados, tiradas menos felizes e tricas entre candidatos, vários foram os momentos que marcaram esta corrida às autárquicas.

 

1. Questões de saúde obrigam João Semedo a desistir da candidatura

Há pouco mais de uma semana, de forma brusca, súbita e imprevista, tomei conhecimento que tenho um problema de saúde e que preciso de me tratar. Esse tratamento, entre outras características, tem duas importantes: a primeira é que é inadiável e a segunda é que é incompatível que eu vinha desenvolvendo como candidato à Câmara Municipal do Porto. Significa isto que, para me tratar, necessito de interromper agora a minha candidatura. Dou hoje por concluída essa candidatura e essa atividade."

 

2. André Ventura fala sobre a comunidade cigana

[Os ciganos] Vivem quase exclusivamente de subsídios do Estado. Tenho imensos relatos em Loures de situações em que são ocupados imóveis ilegalmente e a câmara nada faz para os tirar de lá. Porquê? Porque seria racismo e xenofobia. Mas não é racismo, é fazer cumprir a lei"" 

 

3. Costa ataca Passos por causa de André Ventura

Já viram a triste situação em que eu estaria se fosse líder do PSD e estivesse no concelho de Loures a apoiar um candidato que desonra qualquer partido democrático? [...] Um candidato racista não desonra só uma candidatura em Loures. Desonra o partido que o apresenta, o líder que não lhe retira a confiança política e, infelizmente, desonra tantos e tantos excelentes autarcas do PSD que não mereciam ombrear com um candidato que desonra a democracia portuguesa".

 

4. Cristas e o vestuário ideal para visitar bairros sociais

Tenho calçado botas e calças de ganga muitas vezes para estar nos bairros sociais junto das pessoas que não conhecem visitas por parte do executivo camarário, excetuando da polícia quando é para os pôr fora das suas casas”.

 

5. Ágata anuncia candidatura e confunde "Conceição" Cristas

 

6. Teresa Leal Coelho confunde Pedro Passos Coelho com Pedro Santana Lopes

Tenho que confessar que o PSD desejou, em primeiro lugar, que o candidato fosse Pedro Passos Coelho. Ai… fosse Pedro Santana Lopes. […] Eu confundo os ex-primeiro-ministros do PSD, ainda por cima são todos Pedros".

 

7. Valentim Loureiro candidata-se como independente à Câmara de Gondomar

Fiz coisas em Gondomar de que as pessoas não se esquecem"

 

8. O divórcio de Moreira e Pizarro

É mais proveitoso, como na vida, mantermos a amizade do que um casamento onde uma das partes não se quer manter no casamento. Não há com isso nenhum problema. A  decisão e atitude do dr. Rui Moreira [em não aceitar o apoio do PS nas autárquicas de 01 de outubro] é legitima como é legitima a posição do PS”.

 

9. "Amigo não empata amigo" na corrida à Câmara do Porto

O PS tem muito orgulho no trabalho que [Rui Moreira] desenvolveu ao longo destes quatro anos na Câmara do Porto, na forma leal como trabalhou com o presidente da Câmara do Porto. [...] Não mudámos em 24 horas o nosso pensamento. Agora, amigo não deve empatar amigo e quando alguém sente indesejável a companhia de outrem, nós não queremos ser indesejados em parte nenhuma".

 

10. A ironia de Passos Coelho sobre o desaguisado entre PS e o recandidato presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira

Quando toca a reunir e a levar a sério, sabemos juntar-nos e fazer as coisas como deve de ser. Pelo menos, tenho a certeza de que não corremos os riscos que outros aceitam correr de ver enxotado apoio dado a um presidente de câmara, como se os partidos fizessem mal aos candidatos independentes.”

Continue a ler esta notícia