Carlos César eleito líder do grupo parlamentar do PS - TVI

Carlos César eleito líder do grupo parlamentar do PS

  • Redação
  • CP/VC - Notícia atualizada às 15:25
  • 28 out 2015, 12:53
António Costa e Carlos César

Com cerca de 83,5 por cento dos votos. Cinco votos contra e nove brancos. Um deputado do PS não votou

Carlos César foi eleito esta manhã líder do grupo parlamentar do PS, tendo obtido 71 votos favoráveis num total dos 85 deputados votantes, ou seja, cerca de 83,5 por cento.

Registaram-se cinco votos contra e nove brancos. Um deputado do PS não votou.
 
O ex-presidente do Governo Regional dos Açores era o único candidato ao cargo e vai assim suceder a Ferro Rodrigues, o novo presidente da Assembleia da República.

Por escolha de Carlos César foram também eleitos vice-presidentes da bancada Ana Catarina Mendes e Pedro Nuno Santos, os únicos que transitam da anterior direção do Grupo Parlamentar do PS.

A lista de vice-presidentes inclui ainda João Galamba e Fernando Rocha Andrade (ambos do Secretariado Nacional do PS), Lara Martinho (Açores), Carlos Pereira (Madeira), Pedro Delgado Alves, José Apolinário, Susana Amador, José Luís Carneiro, Helena Freitas e Ana Paula Vitorino.

Na mesma série de votações na bancada socialista, o secretário nacional do PS para a Organização, Jorge Gomes, foi eleito para presidir ao Conselho de Administração do Grupo Parlamentar, tendo obtido 75 votos a favor, dois contra e oito brancos.

Já o deputado João Paulo Correia (eleito pelo círculo do Porto) foi eleito presidente do Conselho Fiscal do Grupo Parlamentar, com 79 votos a favor, um contra e cinco brancos.


Luz verde aos nomes propostos pelas restantes bancadas


O Grupo Parlamentar do PS decidiu que vai votar favoravelmente todos os nomes propostos pelas restantes bancadas para os cargos de vice-presidentes e vice-secretários da Assembleia da República e para o Conselho de Administração do Parlamento.

Uma informação que foi transmitida à agência Lusa por fonte oficial socialista, após o final da primeira reunião da bancada do PS presidida por Carlos César.

O PSD propôs o deputado e dirigente social-democrata Pedro Pinto para suceder ao antigo ministro Couto dos Santos na presidência do Conselho de Administração da Assembleia da República. Os sociais-democratas escolheram também o nome do ex-presidente da Comissão Parlamentar de Defesa Matos Correia para primeiro vice-presidente da Assembleia da República.

Para as restantes três vice-presidências da Assembleia da República estão indicados os nomes dos deputados Jorge Lacão (PS), José Manuel Pureza (Bloco de Esquerda) e Teresa Caeiro (CDS).

A eleição decorrerá esta quarta-feira, em plenário. 
Continue a ler esta notícia