CDS: Matos Santos apela a mudança com “novos atores” - TVI

CDS: Matos Santos apela a mudança com “novos atores”

  • AG
  • 25 jan 2020, 14:49

Partido reúne-se este fim de semana para definir a nova liderança

O candidato à liderança dos centristas Abel Matos Santos defendeu este sábado no 28º congresso do CDS-PP que o partido precisa de “novos atores” e que os anteriores dirigentes se devem afastar, apostando na “mudança para um tempo novo”.

É preciso que quem nos trouxe aqui, que quem conduziu o partido, formalmente a partir de dentro, e, informalmente a partir do fora, se afastem”, disse Matos Santos, na sua primeira intervenção no 28.º congresso do CDS.

O primeiro subscritor da moção “Portugal tem Esperança” referiu que o momento “não é de desunião nem de ajuste de contas”, mas realçou: é preciso “assumir responsabilidades, perceber como chegámos aqui”.

Devemos contar com todos, mas são precisos novos atores políticos descomprometidos com passados e atuações que levaram o CDS à falência, à destruição da sua malha autárquica, ao quase desaparecimento do seu grupo parlamentar”, disse o candidato.

Matos Santos defendeu ainda um CDS que faça primárias para as escolhas dos seus candidatos e deixou um apelo aos congressistas para ao longo do dia refletirem na escolha entre “o renascer” do partido ou “a sua irrelevância política”.

Nesta sala, não existem congressistas de primeira nem Congressistas de segunda. Os senhores são a alma do CDS, são inteligentes e sabem escolher. Não votem antes de ouvir tudo e todos”, disse.

Continue a ler esta notícia