«Autonomia não estará cumprida enquanto houver desemprego» - TVI

«Autonomia não estará cumprida enquanto houver desemprego»

Líder do PSD/Açores realça ainda a questão da pobreza e da fome

O líder do PSD/Açores afirmou hoje que a autonomia «não será nunca cumprida» enquanto houver «as dificuldades, o desemprego e a fome que grassa» nas ilhas, sendo necessário encontrar soluções no «sistema político» regional para estes problemas.

Duarte Freitas, que falava aos jornalistas no final da sessão solene do Dia da Região Autónoma dos Açores, no parlamento açoriano, na Horta, sublinhou que no dia em que se festeja a «açorianidade» e a «partilha» que simbolizam as festas do Espírito Santo há pessoas a passar «muitas dificuldades» nas ilhas.

«É bom que lembremos todos os que na nossa terra atravessam dificuldades, estão desempregados, com fome», afirmou, acrescentando que «a autonomia também foi feita para arranjar soluções e não meramente para ser festejada».

«É bom que festejemos a autonomia como processo histórico, mas é bom que percebamos também a responsabilidade que esta autonomia nos dá para ajudarmos todos aqueles que, ao atravessarmos a maior crise social e económica desta nossa história autonómica, estão com estas dificuldades», acrescentou.

Para o líder do maior partido da oposição nos Açores, «a autonomia não será nunca cumprida enquanto houver as dificuldades, a fome, o desemprego que grassa nos Açores».

«É nessas pessoas que temos de pensar para arranjarmos soluções através do nosso sistema político», sublinhou.

Já os líderes parlamentares do CDS-PP, do PCP e do PPM criticaram o discurso do presidente do Governo Regional e da presidente do parlamento.
Continue a ler esta notícia