Novo acordo entre Portugal e EUA «é bom» - TVI

Novo acordo entre Portugal e EUA «é bom»

Açores

Acordo entre Açores e EUA dá aumento salarial a trabalhadores da Base das Lajes

Relacionados
O presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, considerou esta terça-feira que o novo acordo sobre aumentos salariais dos trabalhadores portugueses ao serviço das forças norte-americanas na Base das Lajes é «um bom acordo».

Na perspectiva do presidente do executivo regional, a substituição do inquérito salarial pelo novo modelo de cálculo para os aumentos salariais «é sempre benéfico para os trabalhadores» da Base das Lajes.

Nos termos do acordo recentemente assinado entre Portugal e os EUA, o aumento salarial passa a ser igual ao valor mais elevado entre o da função pública portuguesa e dos trabalhadores do Departamento de Defesa norte-americano.

O presidente do Governo Regional aludiu ainda à instalação de novas valências na Base das Lajes, salientando que se trata de um projecto que já foi analisado em termos técnicos e que «tem todas as condições» para ser abordado em termos políticos, logo depois das próximas eleições legislativas.

Relativamente ao relacionamento entre os Açores e os EUA, Carlos César considerou que se trata de uma «relação privilegiada», que justifica a dimensão qualitativa entre Portugal e os EUA.

«Se não fossem os Açores, essa relação poderia ser classificada, do ponto de vista diplomático, como uma relação desinteressante», afirmou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE