Cavaco vai reunir-se com jovens - TVI

Cavaco vai reunir-se com jovens

Cavaco Silva na Adega da Cartuxa

Presidente da República quer discutir «afastamento» dos jovens face à política

Relacionados
O Presidente da República, Cavaco Silva, revelou este sábado que vai reunir em Maio com líderes de organizações de juventude para discutir o «afastamento» dos jovens face à política e encontrar soluções para inverter a «grave» situação actual, escreve a Lusa.

O anúncio foi feito pelo Chefe de Estado em declarações aos jornalistas após inaugurar a 25ªa edição da feira de agro-pecuária Ovibeja, em Beja, um dia depois de discursar na sessão solene comemorativa do 25 de Abril, na Assembleia da República.

Na sua intervenção, no Parlamento, Cavaco Silva mostrou-se «impressionado» com a ignorância de muitos jovens sobre o 25 de Abril e o seu significado e denunciou uma «notória insatisfação» dos portugueses com o funcionamento da democracia.

Hoje em Beja, quando questionado pelos jornalistas sobre a matéria, o Chefe de Estado revelou que vai reunir com líderes de organizações juvenis portuguesas em meados de Maio com dois objectivos.

O que pode ser feito?

Por um lado, Cavaco Silva quer saber a opinião de líderes de organizações de juventude sobre a «realidade do afastamento dos jovens em relação à vida politica» e, por outro, sobre «aquilo que pode ser feito para inverter a situação».

Interrogado sobre as criticas da oposição de esquerda quanto às responsabilidades dos sucessivos Governos nas últimas três décadas pelo afastamento dos cidadãos face à política, Cavaco Silva começou por dizer que não comenta directamente as declarações de «dirigentes políticos».

Voltado para o futuro

«Eu estou voltado para o futuro e penso que não devemos ficar agarrados às recriminações sobre o passado», declarou o Chefe de Estado.

Afirmando-se como «uma pessoa do presente», Cavaco Silva lembrou ter apresentado aos deputados «uma realidade que a todos deve preocupar».

«Fiz um apelo a uma reflexão serena e séria sobre um trabalho sério, fundamentado e com dados concretos e não apenas baseado em suposições», disse.

«Situação é grave»

«Espero bem que, perante uma situação que é grave, todos, não excluo ninguém, nem excluo tão-pouco o Presidente da República, façam uma reflexão serena e construtiva sobre as consequências do afastamento dos jovens em relação à vida política», apelou.

Cavaco na adega

Também este sábado o Presidente da República visitou a nova Adega da Cartuxa, instalada num monte alentejano, perto de Évora, num investimento de 10 milhões de euros, que vai produzir mais de 2,6 milhões de garrafas de vinho, por ano, escreve a Lusa.

Num dia primaveril que dedicou ao sector agrícola alentejano, onde inaugurou também a feira de agro-pecuária Ovibeja, Cavaco Silva aproveitou para visitar uma das mais emblemáticas adegas de Portugal, que produz vinhos como o Pêra Manca e o Cartuxa.

Artigo actualizado às 21h27

PP
Continue a ler esta notícia

Relacionados