Covid-19: ministro diz que Portugal é dos países da Europa com mais testes relativamente à sua população - TVI

Covid-19: ministro diz que Portugal é dos países da Europa com mais testes relativamente à sua população

  • Sofia Santana
  • atualizada às 19:47
  • 24 abr 2020, 18:21

Eduardo Cabrita fez um novo balanço do terceiro período do estado de emergência e apelou para que os portugueses limitem, durante o fim de semana, as deslocações ao necessário

O ministro da Administração Interna destacou, esta sexta-feira, a capacidade de testagem do país à Covid-19, comparativamente com outros países da Europa. Eduardo Cabrita disse mesmo que, excluindo os países com menos de um milhão de habitantes, "Portugal é o país da Europa com mais testes relativamente à sua população”.

Numa declaração aos jornalistas, no final da nona reunião da Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência devido à pandemia de Covid-19, o governante disse que já foram feitos 317 mil testes ao coronavírus e que "em abril já se fizeram o dobro dos testes" realizados em março. 

Em relação à situação dos lares, o ministro disse que "foram realizados testes a mais de 50% dos trabalhadores dos lares", acrescentando que os níveis de deteção de casos positivos estão à volta dos 10% dos casos testados. Segundo o ministro, estes 10% “não correspondem a um receio que existia de uma dimensão muito superior de casos positivos”. O ministro disse que o Governo espera que "atá à primeira semana de maio" todos os funcionarios de lares já tenham sido testados.

Eduardo Cabrita frisou também que o Governo vai promover a realização de testes à covid-19 relativamente a requentes de asilo que se encontram a aguardar decisão administrativa e judicial em alojamentos coletivos sobretudo na área de Lisboa. A realização destes testes, que vai ser feita em colaboração com o Conselho Português para os Refugiados, acontece depois de terem sido detetados mais de uma centena de migrantes infetados num hostel de Lisboa.

Eduardo Cabrita apelou ainda para que os portugueses limitem, durante o fim de semana, as deslocações ao necessário e avisou que podem ser encerradas pelas forças de segurança zonas com aglomerados de pessoas.

Os resultados positivos que têm vindo ser apresentados não nos permitem descansar neste esforço coletivo de contenção. Por isso apelava, para que neste fim de semana, limitemos as deslocações àquelas situações em que são expressamente admitidas”, disse.

O ministro avançou que as forças de segurança vão estar empenhadas “naquilo que é o aconselhamento, recomendação e fiscalização do cumprimento das regras próprias do regime estado de emergência”.

A PSP e a GNR começaram estas operações ao fim da tarde desta sexta-feira e vão prolongar-se pelo fim de semana.

“Em articulação com as câmara municipais não deixaremos de encerrar zonas que propiciem uma maior aglomeração de pessoas, designadamente zonas perto do mar e em zonas de lazer”, frisou, acrescentando que “é um esforço adicional” para que a partir do início de maio se inicie “gradualmente e com segurança uma abertura de vários setores” da economia e serviços.

Na reunião da estrutura de monitorização, as forças de segurança destacaram que se verifica “um generalizado cumprimento e adesão” dos portugueses às regras do estado de emergência, frisou.

O ministro avançou igualmente que desde que foi decretado o terceiro período do estado de emergência, a 18 de abril, a PSP e a GNR detiveram 58 pessoas por desobediência, 23 das quais por violação do dever de confinamento obrigatório, e encerram 142 estabelecimentos comercias, sobretudo cafés e pastelarias.

O ministro referiu ainda que as forças de segurança reportaram a existência de algum aumento de circulação na via pública e nas estradas, o que considerou ser “algo positivo“, porque pode significar “alguma retoma das atividades económicas” de empresas que tinha decidido fechar sem ser necessário.

Presidida por Eduardo Cabrita, a Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência integra representantes das forças e serviços de segurança e os secretários de Estado das áreas governativas da Economia, dos Negócios Estrangeiros, da Presidência do Conselho de Ministros, da Defesa Nacional, da Administração Pública, da Saúde, do Ambiente, das Infraestruturas e Habitação e da Agricultura.

Portugal está em estado de emergência para combater a Covid-19 desde o dia 18 de março, que já foi renovado por três períodos, e termina a 2 de maio.

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, morreram 854 pessoas das 22.797 confirmadas como infetadas, e há 1.228 casos recuperados, em Portugal.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE