Freeport: ministro da Justiça responde aos deputados - TVI

Freeport: ministro da Justiça responde aos deputados

Alberto Costa

Alberto Costa vai falar sobre a alegada existência de pressões nas investigações judiciais do processo

Relacionados
O ministro da Justiça, Alberto Costa, vai esta quarta-feira ao Parlamento para responder a questões dos deputados, incluindo sobre a alegada existência de pressões nas investigações judiciais do processo Freeport.

«Estou sempre disponível para ir ao Parlamento. Como sabem, sou um parlamentar e responderei amanhã [quarta-feira] às questões que me colocarem», disse Alberto Costa na terça-feira, em declarações à margem da cerimónia de início do novo mapa judiciário, no Palácio da Justiça de Sintra.

Cavaco Silva «não pode envolver-se»

Interrogado sobre que esclarecimentos é que sentiu necessidade de dar aos deputados, o ministro da Justiça não respondeu directamente, limitando-se a repetir que responderá hoje às questões que lhe forem colocadas. «Responderei amanhã [quarta-feira] às questões que me colocarem», salientou.

Na segunda-feira, o vice-presidente da bancada parlamentar do PS Ricardo Rodrigues já tinha anunciado que o ministro da Justiça estaria disponível para prestar «todos os esclarecimentos necessários», incluindo sobre as alegadas pressões sobre os dois procuradores titulares do processo Freeport, denunciadas, primeiramente, pelo Sindicato dos Magistrados do Ministério Público.

No passado dia 04, o semanário Sol noticiou que foi Alberto Costa quem mandou transmitir aos magistrados do caso Freeport que se insistissem no processo poderiam ser objecto de «represálias».

O jornal indicou ainda que terá sido o ex-secretário de Estado Lopes da Mota, o português que preside ao Eurojust, a falar aos dois magistrados.

Na sequência da publicação da notícia, o ministro da Justiça desmentiu estar envolvido em quaisquer pressões junto de magistrados e anunciou, através de comunicado, que iria «proceder judicialmente» contra o jornal Sol.
Continue a ler esta notícia

Relacionados