António Costa acusa Jardim de insultar a autonomia - TVI

António Costa acusa Jardim de insultar a autonomia

Cavaco Silva na Madeira com Alberto João Jardim

Dirigente nacional do PS recordou declarações polémicas do presidente do Governo Regional da Madeira

Relacionados
O dirigente nacional do PS, António Costa, acusou hoje o presidente do Governo Regional da Madeira, o social-democrata Alberto João Jardim, de insultar a autonomia e de desprezar os valores da democracia, noticia a agência Lusa.

«Ainda esta semana tivemos mais um triste exemplo de como, na Região Autónoma da Madeira, o presidente do Governo Regional insulta a autonomia, ao desprezar os valores democráticos», disse António Costa, em Ponta Delgada.

O dirigente socialista falava na abertura do XIII Congresso Regional do PS/Açores, que hoje se iniciou na Ilha de São Miguel, com cerca de 400 delegados das nove ilhas do Arquipélago.

Referindo-se às declarações de Alberto João Jardim que, recentemente, chamou «casa de loucos» ao Parlamento da Madeira, António Costa considerou que, naquela Região, o «PSD cultiva o insulto», enquanto que, nos Açores, os socialistas demonstram «respeito pelos adversários e pelas regras democráticas».

«Enquanto que, na Madeira, o PSD quer silenciar os adversários, o PS nos Açores fez aprovar uma lei eleitoral que aumenta a proporcionalidade» no Parlamento regional, disse António Costa.

No primeiro dia dos trabalhos do Congresso, António Costa salientou, ainda, que a «autonomia do PS nos Açores orgulha os democratas e autonomia com o PSD na Madeira envergonha os democratas».

António Costa afirmou ainda que a governação socialista nos Açores conseguiu, nos últimos anos, que o Arquipélago não apresentasse défice nas suas contas, ao mesmo tempo que registou um crescimento superior à média nacional e a mais baixa taxa de desemprego de todo o País.

O Congresso do PS/Açores acontece depois das eleições directas no partido, realizadas em Fevereiro, que reelegeram Carlos César como líder regional, com 99,6 por cento dos votos.

A reunião-magna dos socialistas açorianos termina domingo com a intervenção do secretário-geral, José Sócrates.
Continue a ler esta notícia

Relacionados