PS retira agendamento de diplomas propostos por Seguro - TVI

PS retira agendamento de diplomas propostos por Seguro

Alberto MArtins (LUSA)

Em causa os diplomas sobre reforma do sistema político

Relacionados
O líder parlamentar demissionário do PS, Alberto Martins, convocou para terça-feira, de manhã, uma reunião da direção da bancada para retirar o agendamento dos diplomas sobre reforma do sistema político e para preparar eleições na bancada.

Segundo fonte da direção da bancada socialista, a decisão de retirar a agendamento dos diplomas referentes à reforma do sistema político será depois formalizada logo a seguir, ainda ao fim da manhã, em reunião da conferência de líderes parlamentares.

O PS fez um agendamento potestativo para a próxima quarta-feira para debater um projeto de lei para reforçar as incompatibilidades de titulares de cargos políticos e para alterar a lei eleitoral para a Assembleia da República.

No entanto, estas iniciativas do secretário-geral demissionário do PS, António José Seguro, foram imediatamente contestadas pela maioria dos deputados socialistas e pelo recém-eleito candidato do PS a primeiro-ministro, António Costa, que no domingo derrotou António José Seguro em eleições primárias.

A corrente liderada por António Costa contestou sobretudo o projeto de deliberação de Seguro para reduzir de 230 para 181 o número de deputados.

Face ao resultado verificado no domingo, em que António Costa venceu as eleições com cerca de dois terços dos votos, um vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS disse à agência Lusa que a direção da bancada socialista deixou de reunir condições políticas para levar aqueles temas a plenário.

Na reunião da direção da bancada do PS, estará também em análise o processo para a realização de novas eleições para a direção do Grupo Parlamentar.

No domingo à noite, na sequência dos resultados verificados nas eleições primárias e da demissão de António José Seguro do cargo de secretário-geral, Alberto Martins também apresentou a sua demissão do cargo de presidente do Grupo Parlamentar, invocando razões de «ordem política e pessoais».

Um membro da direção cessante da bancada do PS considerou ser possível definir um calendário para a realização de novas eleições para a direção do Grupo Parlamentar até ao final desta semana.

Continue a ler esta notícia

Relacionados