Ambientalistas já têm propostas para Assunção Cristas - TVI

Ambientalistas já têm propostas para Assunção Cristas

Assunção Cristas

Junção de áreas num ministério único não desagrada aos defensores do Ambiente

Relacionados
A junção das áreas do Ambiente, Agricultura e Ordenamento do Território, que serão lideradas por Assunção Cristas , não é problema para a associação ecologista Quercus, que desconhece o trabalho da ex-deputada do CDS na área.

«Não conhecendo o seu [Assunção Cristas] trabalho na área do Ambiente, depositamos alguma esperança de que consiga desempenhar um bom trabalho na pasta, na certeza de que não será uma tarefa fácil, juntar o ambiente, agricultura e ordenamento do território», disse à Lusa Nuno Sequeira, presidente da Quercus.

«Esperamos que não exista nenhum desequilíbrio, com risco de proeminência da agricultura sobre o ambiente e defendemos que tal não deverá acontecer», adiantou.

A junção dos três ministérios não é um problema para a Quercus, que diz já ter sido uma possibilidade abordada no anterior Executivo, porque «são áreas perfeitamente compatíveis com muitas coisas semelhantes, que acabam por se cruzar muito». «Não vemos isso como obstáculo, julgamos que até poderá ter algum sentido», afirmou Nuno Sequeira.

As 10 propostas para a ministra

A Liga da Proteção da Natureza está otimista quanto ao novo Ministério do Ambiente e tem já uma lista de dez propostas para apresentar a Assunção Cristas logo que esta tome posse. Sem conhecer qualquer trabalho de Assunção Cristas na área do Ambiente, Alexandra Cunha, da Liga da Proteção da Natureza, não se mostra surpreendida com a junção do Ambiente na Agricultura, no Mar e no Ordenamento do Território, até porque «faz sentido».

«As outras áreas têm muito a ver com ambiente, agora o que gostaríamos era que os secretários de Estado se entendessem bem», afirma Alexandra Cunha que deposita agora esperanças no programa de Governo.

«Na campanha eleitoral não deu para perceber muito bem qual era o programa», afirma.

A Liga da Proteção da Natureza está já a trabalhar em dez temas prioritários que pretende entregar à nova ministra do Ambiente.
Continue a ler esta notícia

Relacionados