Portugal investe 5 mil milhões para combater alterações climáticas - TVI

Portugal investe 5 mil milhões para combater alterações climáticas

Ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, está em Nova Iorque para um encontro na sede das Nações Unidas. Em declarações à TVI, afirmou que Portugal é visto como um exemplo

Portugal vai investir cinco mil milhões de euros para combater as alterações climáticas até 2020, ou seja, 20% dos fundos europeus. A informação foi divulgada pelo ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, que está em Nova Iorque para um encontro na sede das Nações Unidas sobre o tema. 

"Este investimento e estas reformas nesta área podem  gerar uma duplicação dos postos de trabalho verdes até 2020, podem  gerar um acréscimo das exportações verdes em 5% ao ano e gerar um acréscimo do PIB verde em 5% ao ano."


O país é especialmente sensível ao tema, sobretudo pela posição costeira. Uma posição que é, de resto, a razão pela qual Moreira da Silva sublinhou a urgência de novas medidas.

 O encontro em Nova Iorque é uma antecipação à conferência em Paris, em dezembro, e deverá estabelecer um novo acordo para combater o aquecimento global.

Jorge Moreira da Silva sublinhou, em declarações à TVI, que Portugal é visto como um exemplo no que respeita a esta matéria.

"Portugal tem sido apresentado por várias organizações nomeadamente pelo secretário-geral das Nações Unidas como um país  que não encontrou na crise um pretexto para adiar, para hesitar mas, pelo contrário, encontrou na difiícil situação económica uma razão para liderar."

 

 

 
Continue a ler esta notícia