Covid-19: já se pode sair e entrar na Área Metropolitana de Lisboa sem limitações - TVI

Covid-19: já se pode sair e entrar na Área Metropolitana de Lisboa sem limitações

Esta proibição esteve em vigor nos três últimos fins de semana, entre as 15:00 de sexta-feira e as 06:00 de segunda-feira, com as devidas exceções, previstas na lei

Outra das novidades anunciadas no Conselho de Ministros, desta quinta-feira, foi o fim da limitação de entradas e saídas da Área Metropolitana de Lisboa (AML) ao fim de semana.

Tendo condições de utilizar o certificado digital, procuramos simplificar algumas das restrições que existiam à atividade económica, desde logo o encerramento [de restaurantes] às 15:30 nos concelhos elevados e muito elevados, mas também a proibição de entrada e saída na Área Metropolitana de Lisboa", disse a ministra da Presidência.

Mariana Vieira da Silva explicou ainda que a exigência de um teste negativo ou de um certificado de vacinação em hotéis e restaurantes, tem como objetivo reduzir as medidas restritivas relacionadas com a pandemia de covid-19, mas garantindo, ainda assim, a segurança. Uma das principais preocupações do Governo é controlar ou evitar a propagação da variante Delta. 

Foi uma decisão tomada para procurar conter a variante Delta nesta região. A variante Delta está, neste momento, espalhada por todo o país e temos, como digo, esta alternativa de nos alojamentos, nos estabelecimentos turísticos podermos ter uma forma prática de fazer uma exigência de certificado de vacinação, de certificado digital, é esse o princípio que estamos a procurar seguir", explicou. 

VEJA TAMBÉM:

A Área Metropolitana de Lisboa engloba 18 municípios da Grande Lisboa e da Península de Setúbal, designadamente: Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

Dezasseis deles estão entre os 33 municípios sob risco muito elevado de contágio: Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Seixal, Sesimbra, Sintra e Vila Franca de Xira estão entre os concelhos de risco de contágio muito elevado; enquanto Setúbal e Palmela estão na lista de municípios em risco elevado.

Recorde-se que nos últimos três fins de semana, esta proibição foi aplicada entre as 15:00 de sexta-feira e as 06:00 de segunda-feira, com as exceções previstas na lei.

Entre elas estava a possibilidade de entrar e sair da AML com um teste PCR, feito nas últimas 72 horas, ou de antigénio, feito nas últimas 48 horas, bem como mediante a apresentação de certificado digital. Os autotestes, aqueles que são vendidos em farmácias para serem realizados pelo próprio utilizador, não serviam para o efeito.

Neste momento, segundo os dados apresentados no Conselho de Ministros, a Portugal continental apresenta uma incidência de 254,8 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias e um índice de transmissibilidade (Rt) de 1,20. O número de novos casos de covid-19 na última semana subiu 54%. 

Continue a ler esta notícia