Genéricos: ministra aplaude recuo da ANF - TVI

Genéricos: ministra aplaude recuo da ANF

Ministra da Saúde

Ana Jorge satisfeita com suspensão da campanha por parte das farmácias. «Só assim se garante a segurança» dos doentes

Relacionados
A ministra da Saúde falou aos jornalistas, no final do debate quinzenal que ocorreu esta quarta-feira, na Assembleia da República. Ana Jorge explicou que o Governo «regista» com agrado a nova posição da Associação Nacional de Farmácias, que recuou na sua campanha. É «uma prova de consenso» e permite «prosseguir um trabalho conjunto», defendeu a ministra.

Ana Jorge lembrou ainda que a «aposta dos genéricos tem sido uma das medidas da política de medicamentos» do executivo e acrescentou ainda que foram dadas «indicações ao Infarmed» para que haja uma nova aposta em campanhas de sensibilização «dos médicos para a prescrição de genéricos». Até porque «só assim se garante a segurança dos doentes», defendeu.

Sem esquecer números, os mesmos valores usados por José Sócrates durante o debate quinzenal no Parlamento, «a quota de mercado dos genéricos passou de 5%, em 2004, para 14% em 2008». Um facto que prova a luta do Executivo nesta matéria.

No entanto, Ana Jorge, reafirmou que todas as receitas «irregulares» serão «devolvidas», apesar da nova posição da ANF. «Mantenho o que disse na terça-feira», reiterou a ministra.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE