Antifascistas preparam manifestação contra Marine Le Pen em Lisboa - TVI

Antifascistas preparam manifestação contra Marine Le Pen em Lisboa

Rede Unitária Antifascista contra presença de Marine Le Pen em Lisboa no arranque da campanha presidencial de André Ventura

Líder da extrema direita francesa vai estar na capital portuguesa a convite de André Ventura, candidato presidencial e líder do partido Chega

A Rede Unitária Antifascista (RUA), que reúne vários movimentos, está a organizar para dia 10, pelas 15 horas, uma manifestação contra a presença da líder da extrema direita francesa no âmbito da campanha presidencial de André Ventura. O antifascistas estão a convocar a manifestação para Lisboa através das redes sociais

No programa de campanha para as eleições presidenciais de 24 de janeiro, o candidato André Ventura tem previsto uma ação de campanha com a líder da Frente Nacional francesa, mas também com o líder da Liga do Norte italiana, Matteo Salvini.

André Ventura já disse que "será um orgulho enorme ter a Marine Le Pen", o que os organizadores do manifesto consideram uma afronta. No texto do manifesto da RUA publicado no Facebook, escrevem que Marine Le Pen "é o rosto da extrema-direita que tem protagonizado em França, os ataques aos imigrantes, refugiados e pessoas racializadas ", relembrando que "foi também o partido de Le Pen que, em 2015, vandalizou um clube português no sudeste de Paris, com frases como “Morte aos portugueses. Viva a FN”".

"É gritante a hipocrisia da extrema-direita e personagens como Ventura e Le Pen são um insulto a todos os trabalhadores migrantes que todos os dias deixam nos países de destino a maior parte do valor de seu trabalho. Sabemos que estas presidenciais de 2021 vão ser usadas pela extrema-direita como ferramenta para dar mais alcance aos seus ideais fascistas. Por isso, acreditamos que urge barrar o crescimento da extrema-direita em Portugal e no mundo e impedir a normalização dos discursos populistas e fascistas que se aproveitam das desigualdades e do preconceito para enganar milhares de pessoas, virando trabalhadores contra trabalhadores."

A RUA declara "que o país não permanecerá em silêncio face ao desfile da intolerância" e por isso pede a todos os antifascistas uma manifestação na Praça Luís de Camões, no próximo domingo, pelas 15:00 horas. 

De acordo com a agenda conhecida de André Ventura, no próximo domingo tem um almoço marcado com Marine Le Pen, estando ao final desse dia em Beja.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos