COP26: Chega lamenta falta de "compromissos sérios" e fala em acordo de "boas intenções" - TVI

COP26: Chega lamenta falta de "compromissos sérios" e fala em acordo de "boas intenções"

  • Agência Lusa
  • CE
  • 14 nov 2021, 09:22

Num comunicado, o Chega considera que o acordo alcançado em Glasgow “volta a ser, como já vem sendo hábito, um enumerado de boas intenções impossíveis de colocar em prática”, num quadro em que “não há como negar as alterações climáticas”

 O Chega lamentou este domingo que a cimeira do clima COP26, em Glasgow, tenha terminado sem “compromissos sérios”, considerando que o acordo alcançado no sábado é “apenas um conjunto de boas intenções”.

Num comunicado, o Chega considera que o acordo alcançado em Glasgow “volta a ser, como já vem sendo hábito, um enumerado de boas intenções impossíveis de colocar em prática”, num quadro em que “não há como negar as alterações climáticas”.

Por isso mesmo, é de lamentar que a Cimeira do Clima tenha terminado sem compromissos sérios assentes em estratégias perfeitamente delineadas com a realidade económica e financeira dos países e dos cidadãos”, refere em comunicado do partido liderado por André Ventura.

Precisando que a sustentabilidade das economias mundiais “não deve, jamais” ser encarada como “inimiga da sustentabilidade ambiental”, o Chega acentua que o combate às alterações climáticas, é “um assunto sério” que exige responsabilidade ambiental e social.

Este combate não pode ser transformado numa guerra às pessoas e à sua forma de viver em sociedade”, mas num caminho a “percorrer em paralelo” em que famílias e economias “não sejam altamente penalizadas, mas antes ajudadas a transformar hábitos e a encontrar soluções sustentáveis”, é ainda referido.

A 26.ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26) adotou formalmente uma declaração final com uma alteração de última hora proposta pela Índia que suaviza o apelo ao fim do uso de carvão.

A alteração foi proposta pelo ministro do Ambiente indiano, Bhupender Yadav, que no plenário de encerramento da COP26 pediu para mudar a formulação de um parágrafo em que se defendia o fim progressivo do uso de carvão para produção de energia sem medidas de redução de emissões.

A proposta acabou por ser aprovada pelo presidente da cimeira, Alok Sharma, que afirmou de voz embargada "lamentar profundamente a forma com este processo decorreu".

O documento final aprovado, que ficará conhecido como Pacto Climático de Glasgow, preserva a ambição do Acordo de Paris, alcançado em 2015, de conter o aumento da temperatura global em 1,5ºC (graus celsius) acima dos níveis médios da era pré-industrial.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, comentou o acordo alcançado em Glasgow, alertando que apesar de “passos em frente que são bem-vindos, a catástrofe climática continua a bater à porta”.

Continue a ler esta notícia