Costa: "Mantenho toda a confiança no ministro da Educação" - TVI

Costa: "Mantenho toda a confiança no ministro da Educação"

Questionado sobre o caso da demissão do chefe de gabinete do secretário de Estado da Juventude e Desporto, Nuno Félix, que aconteceu depois de ter sido noticiado que declarou duas licenciaturas falsas, o primeiro-ministro nada mais quis acrescentar

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou este sábado que mantém toda a confiança no ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, mas nada mais quis acrescentar sobre o assunto, por se encontrar no estrangeiro.

Mantenho toda a confiança no ministro da Educação", declarou António Costa, numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, durante a 25.ª Cimeira Ibero-Americana, em Cartagena das Índias, na Colômbia.

A comunicação social questionou o Presidente da República e o primeiro-ministro sobre o caso da demissão do chefe de gabinete do secretário de Estado da Juventude e Desporto, Nuno Félix, que aconteceu depois de ter sido noticiado que declarou duas licenciaturas falsas.

No estrangeiro não falo de temas de política interna", respondeu Marcelo Rebelo de Sousa, passando a palavra ao primeiro-ministro.

António Costa adotou a mesma posição do chefe de Estado: "Como sabe, somos solidários com o Presidente da República, portanto, seguimos o mesmo critério", mas acrescentou: "Para que não reste qualquer dúvida, mantenho toda a confiança no ministro da Educação".

António Costa defende criação de "concurso de empreendedorismo jovem"

O primeiro-ministro português considerou este sábado que a comunidade ibero-americana deve investir na educação, na ciência e na inovação, e defendeu que se deveria criar "um concurso de empreendedorismo jovem no espaço ibero-americano".

Numa intervenção na 25.ª Cimeira Ibero-Americana, em Cartagena das Índias, na Colômbia, António Costa disse que "a economia global assenta no conhecimento e na interconexão global" e constitui "o ecossistema ideal para o empreendedorismo, abrindo novas oportunidades à capacidade de iniciativa dos jovens ibero-americanos".

Partilhamos nessa lógica a ideia de se constituir um manual de educação para a inovação e o empreendedorismo no espaço ibero-americano, bem como a plataforma eletrónica visando incentivar e facilitar a troca de informação. Outras iniciativas poderiam passar pela criação de um concurso de empreendedorismo jovem no espaço ibero-americano voltado para a sociedade civil", acrescentou.

Sobre o que se tem feito em Portugal, o primeiro-ministro referiu, "mau grado a crise económica recente, o investimento em ciência e educação ao longo das últimas décadas permitiu o aparecimento e uma cultura de jovens empresários nas áreas das tecnologias de informação e comunicação, bem como nas áreas de tecnologias avançadas como a biotecnologia".

Neste momento, 50% do novo emprego criado em Portugal é criado por empresas que têm menos de cinco anos. E no primeiro semestre deste ano por cada empresa que encerrou abriram mais de três novas empresas. O Estado, os municípios, têm sabido identificar e incentivar este fenómeno", considerou.

Continue a ler esta notícia