Costa quer autarquias com mais poderes e meios no próximo mandato - TVI

Costa quer autarquias com mais poderes e meios no próximo mandato

  • Redação
  • VF (atualizada às 18:07)
  • 22 nov 2016, 19:07
Câmara da Mealhada

Governo está já a concluir com a Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) e com a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) um pacote de descentralização que reforce as competências e os meios das autarquias

O primeiro-ministro afirmou, esta terça-feira, ser intenção do Governo aprovar até março no parlamento um novo pacote de descentralização para que o próximo mandato autárquico se inicie já com um novo quadro de competências dos municípios e freguesias.

António Costa falava no encerramento das Jornadas Parlamentares do PS, num discurso em que defendeu que os 40 anos das primeiras eleições democráticas do Poder Local, que aconteceram em 1976, devem ser assinalados com a aprovação de um programa de descentralização de competências para as autarquias.

Temos de assinalar este momento não com retórica, mas com ações concretas. O Governo deseja que o marco destes 40 anos do Poder Local democrático se traduza num voto de confiança na descentralização, reconhecendo-se a importância das freguesias e dos municípios", declarou o líder do executivo.

De acordo com António Costa, o Governo está já a concluir com a Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) e com a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) um pacote de descentralização que reforce as competências e os meios das autarquias.

Desejamos que esse pacote possa ser acordado com a ANAFRE e com a ANMP, mas possa também ser aprovado pela Assembleia da República até ao final do primeiro trimestre do próximo ano, de forma a que entre plenamente em vigor no próximo mandato autárquico e com o próximo Orçamento para 2018", sustentou o primeiro-ministro.

Para António Costa, o próximo mandato autárquico "tem de ser um mandato de autarquias com mais poderes e mais meios para responder às necessidades das populações".

Continue a ler esta notícia