Costa quer partidos de acordo para reforçar autarquias - TVI

Costa quer partidos de acordo para reforçar autarquias

António Costa - Homenagem a autarcas socialistas

Líder do PS promete reforçar as "competências e os meios das autarquias". Em ano de eleições, considera ser fundamental um amplo consenso partidário sobre a questão

Mais poder nas autarquias significa, para o secretário-geral do PS, um voto de confiança que honrará os primeiros autarcas eleitos há 40 anos.

Em Lisboa, na sede do PS, numa sessão de homenagem aos autarcas socialistas eleitos nas primeiras eleições pós-25 de Abril, a 12 de dezembro de 1976, António Costa lembrou as tarefas que muitos tiveram de levar luz, água e saneamento às respetivas populações.

A melhor forma de homenagear os autarcas que ao longo destas últimas quatro décadas contribuíram para o Poder Local democrático é dar-lhes um grande voto de confiança naquilo que são as autarquias locais. E a melhor forma de formular esse voto de confiança é, efetivamente, reforçar as competências e os meios das autarquias", defendeu o líder socialista.

Para António Costa, os 40 anos das primeiras eleições locais "devem ser assinalados como sendo o ano do maior passo descentralizador da democracia portuguesa".

O próximo ciclo dos autarcas a eleger em outubro deste ano deve ser marcado por mais meios, mais competências e mais responsabilidades para poderem servir ainda melhor as suas populações", acentuou o líder do executivo.

Continue a ler esta notícia