"Sempre que o sistema de justiça funciona, o Governo está tranquilo" - TVI

"Sempre que o sistema de justiça funciona, o Governo está tranquilo"

  • CE
  • 18 set 2019, 13:19

A reação de António Costa às buscas que decorrem no Ministério da Administração Interna e na Autoridade Nacional da Proteção Civil, relacionadas com o caso das golas antifumo

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou esta quarta-feira que "o Governo está tranquilo" cada vez que "o sistema de justiça funciona", numa altura em que decorrem buscas no Ministério da Administração Interna (MAI) e na Autoridade Nacional da Proteção Civil.

O chefe de Governo salientou que reage "com normalidade" a estas buscas que alegadamente estarão relacionadas com o caso das golas antifumo.

Uma das grandes vantagens da nossa democracia é a essência de separação de poderes, a garantia de que ninguém está acima da lei e que sempre que há algum facto que gere uma investigação criminal, esse investigação criminal decorre com toda a independência por parte das autoridades", apontou.

António Costa foi questionado à margem do debate entre os líderes dos partidos com representação parlamentar, no âmbito das eleições legislativas de 6 de outubro, que decorreu nas instalação da Rádio Renascença, em Lisboa.

Aos jornalistas, o líder do executivo assinalou que "sempre que o sistema de justiça funciona, o Governo está tranquilo".

A Polícia Judiciária está esta quarta-feira a fazer buscas nas instalações do MAI e na Autoridade Nacional da Proteção Civil.

Em nota enviada à comunicação social, o MAI confirma as buscas, adiantando que "está a ser prestada toda a colaboração na realização das referidas diligências".

A realização destas buscas está relacionada com a polémica compra das golas antifumo do programa "Aldeia Segura". Em causa, estão suspeitas de crimes de participação económica em negócio e desvio de subsídio.

O caso das golas antifumo levou em julho o ministro da Administração Interna a abrir um inquérito sobre a contratação de "material de sensibilização para incêndios".

Dois dias depois da decisão do ministro, o adjunto do secretário de estado da Proteção Civil demitiu-se após ter sido noticiado o seu envolvimento na escolha das empresas que produziram os ?kits' de emergência que continham as golas antifumo para o programa "Aldeia Segura".

Continue a ler esta notícia