Covid-19: Costa agradece apoio de equipas do Luxemburgo e França e aponta "progressos" - TVI

Covid-19: Costa agradece apoio de equipas do Luxemburgo e França e aponta "progressos"

  • .
  • HCL
  • 14 fev 2021, 16:38

Primeiro-ministro defendeu que o país tem de “persistir para conseguir reduzir ainda mais a incidência da pandemia”

O primeiro-ministro agradeceu o apoio das equipas luxemburguesa e francesa que chegaram este domingo a Portugal para apoiar no combate à covid-19, e defendeu que tem havido “progressos”, com "redução significativa" de novos casos e internados.

Os progressos no combate à pandemia nas últimas semanas têm sido importantes, com a redução significativa do número de novos casos, de internados e de internados em unidades de cuidados intensivos”, escreveu António Costa, numa publicação na rede social Twitter.

O primeiro-ministro defendeu que o país tem de “persistir para conseguir reduzir ainda mais a incidência da pandemia”, ao mesmo tempo que reforça “o esforço de vacinação para criar imunidade”.

 

 

Agradeço o apoio das equipas luxemburguesa e francesa que chegaram a Portugal e que vão apoiar os nossos profissionais de saúde neste combate”, acrescenta o chefe do Governo português.

O Ministério da Saúde anunciou na quinta-feira que Portugal iria receber duas equipas médicas da França e do Luxemburgo, que classificou como um “importante apoio” no tratamento de doentes de covid-19 em hospitais com elevada pressão de cuidados intensivos.

Segundo a mesma fonte, a equipa do Luxemburgo, constituída por dois médicos e dois enfermeiros, vai apoiar o serviço de medicina intensiva do Hospital do Espírito Santo de Évora, enquanto o médico e os três profissionais de enfermagem franceses vão trabalhar no Hospital Garcia de Orta, em Almada, prevendo-se uma estadia de 15 dias.

Além destas duas equipas, já está em Portugal uma equipa médica militar alemã que começou a tratar os primeiros pacientes na segunda-feira.

Constituída por 26 profissionais de saúde, entre os quais seis médicos, que trouxeram também 40 ventiladores móveis e 10 estacionários, 150 bombas de infusão e outras tantas camas hospitalares, a equipa de militares germânicos chegou a Portugal a 03 de fevereiro e ficou instalada no Hospital da Luz, em Lisboa.

Em Portugal, morreram 15.321 pessoas dos 785.756 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país registou 138 mortes relacionadas com a covid-19 e 1.677 novos casos de infeção com o novo coronavírus, o menor número de mortos e de novos casos de infeção desde há mais de um mês.

O boletim epidemiológico da DGS revela também que estão internados 4.826 doentes (menos 24 do que no sábado), dos quais 795 em unidades de cuidados intensivos (menos oito), mantendo-se a tendência de descida verificada na última semana.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.394.541 mortos no mundo, resultantes de mais de 108,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Continue a ler esta notícia