Covid-19: Costa diz que Estados da UE estão a fazer "grande esforço" para coordenar vacinação - TVI

Covid-19: Costa diz que Estados da UE estão a fazer "grande esforço" para coordenar vacinação

  • .
  • CE
  • 16 dez 2020, 13:13
António Costa e Emmanuel Macron

O primeiro-ministro está esta quarta-feira em Paris para um almoço com o Presidente francês, Emmanuel Macron. O principal tema do almoço é a presidência da União Europeia que Portugal vai assumir no início do próximo ano

O primeiro-ministro, António Costa, está esta quarta-feira em Paris para um almoço com o Presidente francês, Emmanuel Macron, e considera que os Estados-membros estão a fazer "um grande esforço" para coordenar planos de vacinação nos 27 países da União Europeia.

Estamos a fazer todos um grande esforço para coordenar, de forma a que no mesmo dia, em todos os Estados-membros possamos iniciar o plano de vacinação. A Comissão fez um grande trabalho ao assegurar a compra conjunta", disse o primeiro-ministro em resposta a questões dos jornalistas à entrada do Eliseu.

O porta-voz do Governo francês avançou esta manhã numa entrevista na televisão BFMTV que a França ia começar a vacinar "antes do fim do ano", após a aprovação da Agência Europeia do Medicamento e depois da luz verde das autoridades gaulesas.

Sem precisar datas, o primeiro-ministro português indicou apenas que antecipação da aprovação da vacina pelas instâncias europeias para dia 21 de dezembro "é ótima notícia" e que a Comissão fez "um grande trabalho" ao assegurar a compra conjunta das vacinas.

Tendo como principal temática a presidência da União Europeia que Portugal vai assumir já no início do próximo ano, António Costa quis reforçar antes do almoço de trabalho com Emmanuel Macron que a França é "um pilar fundamental" da União Europeia.

A França é um pilar fundamental da União Europeia e se queremos uma União Europeia forte, precisamos contar com a França a 100% na União Europeia", disse António Costa.

O primeiro-ministro elencou ainda as prioridades da presidência portuguesa como a resposta à crise económica e social provocada pela covid-19, o desenvolvimento do pilar social e ainda o reforço das relações entre a Europa e outras partes do Mundo como a Índia e os Estados Unidos.

Do seu lado, o Presidente francês ressalvou o momento em que Portugal está a assumir esta presidência, nomeadamente "um momento em que a Europa dá resposta à crise".

Daqui a alguns dias, Portugal vai tomar posse da presidência rotativa do Conselho da União Europeia e esta presidência acontece no momento em que a Europa dá resposta à crise, com uma Europa social e verde", disse o Presidente.

Emmanuel Macron relembrou ainda que este momento de resposta à crise acontece no contexto "incerto do Brexit" e que tanto a França como Portugal querem que "as coisas se passem da melhor maneira possível", mas defendendo os interesses europeus.

O almoço de trabalho deve durar cerca de duas horas. O encontro no Palácio do Eliseu é o único ponto na agenda do primeiro-ministro nesta deslocação a França.

Continue a ler esta notícia