#EstudoEmCasa: Costa elogia "esforço extraordinário" dos professores - TVI

#EstudoEmCasa: Costa elogia "esforço extraordinário" dos professores

  • .
  • Publicado por Henrique Magalhães Claudino
  • 15 abr 2020, 11:23

Primeiro-ministro acompanhou o ministro da Educação aos estúdios da RTP, onde já estão a ser gravadas as aulas do 1.º ao 9.º ano

O primeiro-ministro agradeceu esta quarta-feira o “esforço extraordinário” dos professores que estão a manter o ensino à distância, durante a pandemia de Covid-19, elogiando também o projeto da RTP que vai levar as aulas aos alunos através da televisão.

Houve uma capacidade extraordinária de reinventar a forma de a escola continuar, de o ensino continuar e de a aprendizagem continuar apesar de a escola estar fisicamente fechada, e os professores fizeram um pouco de tudo”, elogiou António Costa.

Durante a apresentação do espaço #EstudoEmCasa, que vai ocupar parte da programação da RTP Memória com aulas para os alunos do ensino básico durante o terceiro período, António Costa elogiou também o trabalho da estação de televisão pública, que montou “em tempo recorde” uma solução para tornar mais acessível o ensino em tempos de pandemia.

O primeiro-ministro acompanhou esta quarta-feira o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, aos estúdios da RTP, em Lisboa, onde já estão a ser gravadas as aulas do 1.º ao 9.º ano que a partir de 20 de abril vão chegar a milhares de alunos através da televisão.

Durante a visita, os governantes assistiram à gravação de uma dessas aulas: uma aula ciências, sobre recursos naturais e o processo de fossilização, para os alunos dos 7.º e 8.º anos de escolaridade.

Tiago Brandão Rodrigues aproveitou a ocasião para agradecer também aos professores, “os verdadeiros artífices” do ensino à distância, que marcou as últimas duas semanas de aulas do segundo período, antes das férias da Páscoa, e vai também marcar o resto do ano letivo, em que as escolas se vão manter encerradas devido à pandemia da covid-19.

O ministro da Educação sublinhou igualmente a importância do espaço #EstudoEmCasa, que resulta de uma colaboração entre a tutela, a RTP e a Fundação Calouste Gulbenkian, para que os alunos que não têm acesso aos equipamentos tecnológicos para acompanhar as aulas ‘online’ não sejam excluídos do ensino durante este período.

Segundo o ministro, esta iniciativa é essencial para, “através da televisão, dessa caixinha mágica, poder educar e ensinar cada vez melhor os nossos alunos, complementando depois com o trabalho inexcedível” dos professores.

Os estabelecimentos de ensino estão encerrados desde 16 de março, depois de o Governo ter decidido suspender as atividades letivas presenciais como forma de conter a propagação do novo coronavírus.

Durante o terceiro período, que foi alargado até 26 de junho, os alunos do 1.º ao 10.º ano de escolaridade vão continuar a estudar a partir de casa, estando apenas previsto o eventualmente regresso às escolas dos alunos dos 11.º e 12.º anos, caso a situação epidemiológica no país o permita.

Portugal regista 599 mortos associados à Covid-19 e 18.091 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Portugal está em estado de emergência desde 19 de março, que deverá ser renovado esta semana por um novo período de 15 dias.

Continue a ler esta notícia