Portugal tem "última oportunidade" de parar com "mesquinhez" - TVI

Portugal tem "última oportunidade" de parar com "mesquinhez"

António Costa diz que Governo tem "a estrita obrigação" de deixar de ser um "obstáculo" e lutar por um acordo. Expressiva vitória do "não" no referendo deve ser "aproveitada por todos"

Relacionados
Um dia depois da vitória do "não" no referendo grego, António Costa marcou uma declaração política para deixar um aviso ao Governo português, dizendo que o Executivo de Passos Coelho tem agora a sua "última oportunidade" para deixar de ser um obstáculo ao acordo na Grécia e pensar nos dividendos que Portugal terá com o virar de página da austeridade. 

"Esta é a última oportunidade para o Governo português mudar de postura e adotar uma postura costrututiva que sirva os interesses e a urgência das famílias e empresas de virar a página da austeridade.Tem a estrita obrigação... É absolutamente inaceitável, por razões de mesquinha política interna, que o Governo português seja um dos obstáculos ativos a um acordo na Zona Euro".

Para o líder do PS, o Executivo tem minimizado os impactos de uma eventual saída da Grécia do euro. António costa defende, pelo contrário, uma "afirmação clara e inequívoca da garantia da integridade irreversível do euro".

"Agora que a Grécia se expressões em liberdade é o momento de uma nova abordagem. A expressiva vitória do 'não' no referendo de ontem deve ser aproveitada por todos"


Costa lembrou que a Grécia "é a mais dramática ilustração do fracasso das políticas de austeridade" e que "persistir em dar continuidade a uma estratégia errada só pode contribuir para agravar os resultados e pôr em causa do projeto europeu".

Daí que, defendeu, as "proclamações unilaterais e as negociações bilaterais" devem ser substituídas por uma "abordagem conjunta e solidária". Isso só se fará se o referendo for "respeitado". 

"É absolutamente inaceitável que a recusa desta proposta seja entendida como uma recusa de participar na zona euro ou possa servir de pretexto para tentar, no arrepio dos tratados, excluir a Grécia do euro. A recusa inequívoca de qualquer saída da Grécia é urgente"


Já numa reação às declarações do vice-chanceler alemão, Sigmar Gabriel - que disse que Tsipras cortou as últimas pontes com a Europa
-  e do presidente do parlamento europeu, o também germânico Martin Schulz - para quem a situação é agora ainda mais "difícil"
- , Costa disse não se rever nessas declarações, "nem expressam a posição dos socialistas europeus".

"Não entendemos que somos superiores aos gregos nem inferiores aos alemães. A Europa não pode continuar a fingir que só tem um problema na Grécia", rematou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos