"Medidas de prevenção são absolutamente vitais" para evitar contágio nos lares - TVI

"Medidas de prevenção são absolutamente vitais" para evitar contágio nos lares

  • CE
  • 27 mar 2020, 19:08
António Costa

António Costa garantiu que está a "acompanhar permanentemente" a situação nos lares de idosos

O primeiro-ministro, António Costa, advertiu esta sexta-feira que as medidas de prevenção "são absolutamente vitais" para evitar a contaminação por Covid-19 nos lares de idosos.

É claro que temos estado a acompanhar permanentemente (...). Como toda a gente sabe a população de maior risco é a população mais idosa. A população que está nos lares é a população mais idosa (...). Estamos a trabalhar com enorme proximidade de forma a prevenir ao máximo o alastramento da contaminação dentro dos lares", declarou.

António Costa falava em Matosinhos, à margem de uma visita ao CEiiA - Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel em Matosinhos, onde foi conhecer um projeto de ventilador pulmonar que está em fase de protótipo.

Costa advertiu que "as medidas de prevenção que têm de ser praticadas nos lares são absolutamente vitais para evitar a contaminação", referindo "quer seja de quem entra e sai, que não são os idosos, quer seja de quem, havendo um caso de contaminação, evitar a contaminação transversal no conjunto dos lares".

Estas declarações surgem num dia em que foi anunciado que os 53 idosos com Covid-19 que ainda se encontram num lar de Vila Real vão ser transferidos para o hospital privado Trofa Saúde.

Já a poucos quilómetros de Matosinhos, onde se encontrava António Costa, e quase ao mesmo tempo da visita ao CEiiA, era anunciado na Maia que a câmara local tinha decidido custear e tratar da transferência dos idosos da residência sénior O Amanhecer da Criança, lar no qual ocorreram duas mortes devido à Covid-19 e onde permaneciam mais de uma dezena de idosos infetados.

A estes casos soma-se, entre outros, o da Santa Casa da Misericórdia de Resende, caso aliás citado esta tarde por António Costa, onde ficou a saber-se esta tarde que o número de casos positivos de Covid-19 subiu para 32, conforme informou a Câmara local.

Na quinta-feira, as Forças Armadas procederam à desinfeção e descontaminação das instalações Santa Casa da Misericórdia de Resende.

Na terça-feira à tarde, a Câmara de Resende declarou situação de alerta municipal devido à pandemia de Covid-19, numa altura em que já se tinha registado uma morte e havia mais dez casos positivos.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou cerca de 540 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 25 mil.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, registaram-se 76 mortes, mais 16 do que na véspera (+26,7%), e 4.268 infeções confirmadas, segundo o balanço feito esta manhã pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 724 novos casos em relação a quinta-feira (+20,4%).

Dos infetados, 354 estão internados, 71 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 2 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 2 de abril.

Continue a ler esta notícia