«Imaginação do Governo supera a dos mais hábeis carteiristas» - TVI

«Imaginação do Governo supera a dos mais hábeis carteiristas»

António Filipe

Deputados do PCP e do BE criticam troca da alteração à TSU por mais impostos

O deputado comunista António Filipe defendeu que a «derrota» do Governo com a desistência das alterações à TSU não significa menos austeridade, até porque «a imaginação do Governo supera a dos mais hábeis carteiristas».

«Quando se trata de ir aos bolsos dos portugueses, a imaginação do Governo supera a dos mais hábeis carteiristas», afirmou António Filipe, numa declaração política na Assembleia da República.

O deputado do PCP, que apelou à participação na manifestação de sábado, em Lisboa, convocada pela CGTP-IN, defendeu que «a derrota sofrida pelo Governo com a desistência das alterações à TSU não significa que o Governo tenha desistido de fazer entrar pela janela o que não conseguiu fazer entrar pela porta».

«Novas medidas se anunciam para fazer pagar os mesmos de sempre. Cortes de um mês ou mais de salário ou de pensão a todos os trabalhadores e reformados, alterações aos escalões do IRS para aumentar a carga fiscal sobre os rendimentos do trabalho e o mais que se verá», apontou.

No mesmo sentido, a deputada do Bloco de Esquerda Catarina Martins afirmou que «o número que o Governo fez com a TSU, que agora trocou pelo IRS, é um número que ninguém não pode aceitar».

«Os portugueses não saíram à rua para dizer roubem-nos de outra maneira. Não, o país saiu à rua para dizer basta de assalto», afirmou.

A deputada também não aceita «uma austeridade boazinha», numa referência ao PS, e sublinhou a necessidade de uma «alternativa real».

Também António Filipe disse na sua declaração política que «a alternativa que se coloca perante os portugueses não é a de escolher entre os que tiveram a culpa no passado e os que têm a culpa no presente, entre os que cumprem melhor ou pior o memorando da troika ou entre os que cumprem com ar arrogante e os que gostariam de o cumprir, mas com ar pesaroso».
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE