CDS acusa Costa de mentir e diz que vai apresentar propostas para a TSU - TVI

CDS acusa Costa de mentir e diz que vai apresentar propostas para a TSU

A líder centrista disse que o partido "é contra o financiamento de uma descida da TSU com base na Segurança Social" mas que “não contribuirá para desvalorizar a concertação social”

A presidente do CDS, Assunção Cristas, anunciou esta terça-feira, no debate quinzenal, que vai apresentar propostas para a Taxa Social Única (TSU). No hemiciclo, a líder centrista afirmou que o partido "é contra o financiamento de uma descida da TSU com base na Segurança Social" mas que “não contribuirá para desvalorizar a Concertação Social”.

"Entendemos que a Concertação Social é importante. Posso-lhe garantir que apresentaremos nesta câmara propostas para garantir que alguma coisa de reequilíbrio é garantida para as IPSS e para as pequenas e médias empresas.”

Assunção Cristas começou a sua intervenção com palavras duras, acusando o primeiro-ministro de mentir ao dizer no Parlamento que o acordo já está assinado. 

"O senhor acabou de mentir a esta câmara. Mente sempre que aqui vem. O acordo não está ainda assinado", frisou.

Entretanto, a UGT divulgou um comunicado em que confirmou a versão do primeiro-ministro: a central sindical disse que o acordo foi formalmente assinado esta terça-feira. 

A líder do CDS-PP considerou "grave" que António Costa tenha feito um acordo na concertação social, sem ter condições para o cumprir.

“O senhor primeiro-ministro não tem base para cumprir esse acordo e portanto é grave é, ligeiro da sua parte assinar um acordo que não tem condições para cumprir a sua palavra, a sua assinatura não vale nada."

Na resposta, António Costa reiterou que "o Governo cumpriu a parte que lhe cabia", "o Presidente da República cumpriu a parte que lhe cabia" e que agora "os partidos cumprirão o que lhes cabe".

"O Governo cumpriu a parte que lhe cabia, o Presidente da República cumpriu a parte que lhe cabia, os parceiros cumpriram a parte que lhes cabia e agora os partidos cumprirão o que lhes cabe."

A líder do CDS voltou ao assunto, para dizer que esta polémica mostra que o Governo não tem uma maioria estável e que virão "mais episódios como este".

"O que mostra que o senhor não tem uma maioria estável, não tem uma maioria duradora e nós vamos assistir a mais episódios como este", vincou.

Continue a ler esta notícia