CDS-PP quer licença de parentalidade de um ano - TVI

CDS-PP quer licença de parentalidade de um ano

  • CM
  • 27 jul 2019, 15:41
Assunção Cristas

Líder dos centrista pretende ainda que a licença possa abranger também os avós

A presidente do CDS-PP anunciou hoje que o partido vai incluir no programa eleitoral para as legislativas uma proposta para que a licença de parentalidade seja alargada para um ano e que possa abranger também os avós.

Em entrevista ao Diário de Noticias e à TSF, divulgada hoje, Assunção Cristas lembrou que o partido propôs nesta legislatura “o alargamento da licença de parentalidade para 210 dias”, proposta que foi rejeitada.

Nós agora propomos passar para um ano. É o que acontece nos países nórdicos, isso é o que acontece nos países com melhores índices de fecundidade, e por isso entendemos que deve ser um ano, obviamente uma parte inicial para mãe, o resto com flexibilidade entre pai e mãe”, explicou.

Questionada sobre a percentagem de pagamento durante esse período, Assunção remeteu considerações para mais tarde.

Isso depois veremos. A nossa ideia pode não ser os 100% mas que seja próximo – 80 ou 90%, com incentivos para poder ser repartido entre o pai e a mãe, eu acho que isso é um aspeto positivo”, indicou.

A proposta dos centristas vai trazer também “uma novidade”, que o CDS "defende há muito tempo” e que passa por alargar aos avós a possibilidade de também poderem “gozar uma parte da licença”, a “partir de dada altura”.

Na ótica da presidente do CDS-PP, esta medida trará uma “grande vantagem para as crianças, até do ponto de vista da saúde” e “flexibilidade para que as famílias se possam organizar”.

Apontando que existe em Portugal “uma grande dificuldade de creches”, Cristas advogou que “se uma criança puder ficar um ano em casa, está certamente mais protegida”.

 

Continue a ler esta notícia