Cristas: "CDS e PSD são partidos amigos" mas têm estratégias próprias - TVI

Cristas: "CDS e PSD são partidos amigos" mas têm estratégias próprias

Assunção Cristas

Líder do CDS-PP anunciou no sábado, na ‘rentrée’ política do partido, que vai concorrer à Câmara de Lisboa nas autárquicas de 2017

A líder do CDS, Assunção Cristas, candidata à Câmara de Lisboa nas autárquicas de 2017, afirmou este domingo que o partido e o PSD “são amigos e aliados”, mas têm estratégias e calendários próprios.

O CDS e o PSD são partidos amigos, são partidos aliados em muitas câmaras municipais, mas naturalmente que temos as nossas estratégias. É natural que assim seja e é bom para a democracia que assim seja”, afirmou aos jornalistas, em Ponte de Lima, onde assiste hoje às Feiras Novas.

“Manteremos sempre o diálogo, muito construtivo em vários domínios, sabendo que há agendas e calendários próprios. Eu acho que isso é salutar”, acrescentou Assunção Cristas.

A líder do CDS-PP anunciou no sábado, na ‘rentrée’ política do partido, que vai concorrer à autarquia da capital, atualmente liderada pelo PS.

A líder do CDS disse que o partido "foi tendo sempre e tem sempre muitas conversas" com o PSD, "com quem partilha poder em várias autarquias".

É normal, é natural. Nós temos, aliás, várias Câmaras onde partilhamos poder com o PSD, 22 Câmaras onde o CDS está em coligação com o PSD e é natural que as estruturas vão conversando. É bom, é salutar”, referiu.

A dirigente declarou ter entendido, em conversa com os órgãos do CDS, que “era oportuno” e apontou Ponte de Lima, "onde o CDS é há muitos anos responsável pela governação municipal", como "uma inspiração para todos”.

É um sinal, um exemplo para todo o partido se mobilizar. O CDS está preparar-se, está a mobilizar-se e está empenhado. Eu própria darei o exemplo para que possamos crescer progressivamente, também no domínio autárquico, porque é importante estar junto das pessoas, do seu dia-a-dia. Essa é a nossa estratégia, é aquela que vamos prosseguir", afirmou.

Desde 1976, quando se realizaram as primeiras eleições autárquicas, o PSD e o CDS-PP concorreram por várias vezes coligados à Câmara Municipal de Lisboa, incluindo nos dois atos eleitorais mais recentes, em 2009 e 2013.

Questionado no sábado pelos jornalistas, o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, desejou "a melhor sorte" a Assunção Cristas e reiterou que o seu partido não vai tomar uma decisão sobre a candidatura a este município nos próximos meses.

Contactado pela Lusa, o líder da concelhia de Lisboa do PSD, Mauro Xavier, disse que o partido recusa concorrer à câmara da capital numa lista que não seja encabeçada por um social-democrata, colocando de parte uma "potencial coligação" com o CDS-PP.

Continue a ler esta notícia