Camarate: Parlamento dificilmente retomará processo - TVI

Camarate: Parlamento dificilmente retomará processo

Francisco Sá Carneiro

Cartoonista Augusto Cid espera, contudo, que uma decisão do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem possa desencadear outra investigação

Relacionados
O cartoonista Augusto Cid, um forte defensor da clarificação do processo Camarate, considerou esta sexta-feira que o caso dificilmente será retomado agora, mas espera que uma decisão do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem possa desencadear outra investigação, noticia a Lusa.

«A possibilidade de a Assembleia da República retomar os trabalhos de investigação parece-me difícil», declarou à Agência Lusa Augusto Cid, num comentário ao desafio lançado pelo ex-ministro do Estado Freitas do Amaral ao Parlamento para retomar o inquérito ao caso Camarate, que envolveu a morte do antigo primeiro-ministro Sá Carneiro e do seu ministro da Defesa, Adelino Amaro da Costa, entre outros.

O cartoonista, que chegou a escrever um livro sobre o caso, não acredita que apenas as declarações de Freitas do Amaral desencadeiem uma investigação. «A Assembleia concluiu pela teses de atentado e dificilmente poderia haver acordo para retomar os trabalhos. Foi pena que nesta investigação não tivessem sido ouvidos os peritos estrangeiros, porque não houve tempo, com a queda do Governo [de Santana Lopes]», lamentou Augusto Cid.

Camarate: Freitas desafia AR a retomar inquérito

«Não estou dentro dos partidos, não sei se vai haver iniciativa de algum dos partidos para retomar a comissão de inquérito. O caso prescreveu e dificilmente se pode retomar o caso agora».

Vincando que os peritos portugueses concluíram que «ocorreu um crime em Camarate», Cid recorda que o caso está a ser analisado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem. «É aí que nós estamos à espera de uma decisão e de uma avaliação do que aconteceu aqui. Pode ser que com uma decisão positiva de Bruxelas venha a desencadear um outro processo de investigação».
Continue a ler esta notícia

Relacionados