OE2016: Santos Silva “muito confiante” num sim de Bruxelas - TVI

OE2016: Santos Silva “muito confiante” num sim de Bruxelas

Augusto Santos Silva

"Houve trabalho muito importante e muito construtivo, de modo que estou completamente tranquilo e confiante”, diz ministro dos Negócios Estrangeiros

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, manifestou-se, esta sexta-feira, em Amesterdão, “muito confiante” relativamente ao parecer da Comissão Europeia sobre o projeto de plano de Orçamento do Estado para 2016, que será conhecido durante esta tarde.

“Estou muito confiante. Houve trabalho muito importante e muito construtivo, de modo que estou completamente tranquilo e confiante”, disse 'o número dois' do Governo à Lusa, à chegada a uma reunião informal dos chefes de diplomacia da União Europeia na cidade holandesa de Amestedão.

Também esta sexta-feira, em Berlim, antes de um encontro com a chanceler alemã Angela Merkel, o primeiro-ministro António Costa, manifestou-se “sereno” relativamente à decisão da Comissão Europeia, apontando que o trabalho que o Governo fez “está feito, agora é altura da Comissão e parlamento o apreciarem”.

Desde a implementação do duplo pacote legislativo de reforço da supervisão orçamental na zona euro, o chamado two pack, nunca o executivo comunitário considerou existir um caso de “incumprimento particularmente grave” das disposições previstas no Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC), pelo que seria inédito Bruxelas solicitar a um Estado-membro a elaboração de um novo plano orçamental.

 

Continue a ler esta notícia