André Ventura acusa CDS de ceder "à pressão da esquerda" - TVI

André Ventura acusa CDS de ceder "à pressão da esquerda"

  • AR - notícia atualizada às 18:17
  • 18 jul 2017, 17:50

Candidato do PSD e do PPM à Câmara de Loures lamenta que centristas tenham decidido abandonar coligação, na sequência das polémicas declarações sobre ciganos

O candidato do PSD e do PPM à Câmara de Loures lamentou esta terça-feira que o CDS-PP tenha decidido abandonar a coligação, acusando os democratas-cristãos de cederem “à pressão da esquerda”, “aterrorizada” com o seu projeto para o concelho.

Lamento a saída do CDS-PP de um projeto que eu acho vencedor e no qual as pessoas se reconhecem. Embora esteja no seu direito, acho que é de lamentar”, afirmou André Ventura, em declarações à agência Lusa.

O CDS-PP anunciou esta terça-feira que vai seguir "um caminho próprio" nas eleições autárquicas em Loures, expressando "profundo incómodo" pela forma como o candidato se referiu recentemente à comunidade cigana. O PSD mantém o apoio ao candidato à Câmara de Loures, lamentando a decisão do CDS-PP, embora respeitando-a.

É ceder à pressão de alguma esquerda, que está aterrorizada com esta candidatura. Sinto total confiança do meu partido, o PSD, e vou até ao dia 1 de outubro com esta candidatura”, acrescentou André Ventura.

Numa entrevista publicada na semana passada pelo portal Notícias ao Minuto, André Ventura falou sobre uma "excessiva tolerância com alguns grupos e minorias étnicas”.

Numa entrevista publicada na segunda-feira pelo jornal i, questionado sobre de que minorias falava, André Ventura afirmou que há pessoas que "vivem quase exclusivamente de subsídios do Estado" e que acham "que estão acima das regras do Estado de direito", considerando que tal acontece particularmente com a etnia cigana.

O caso tem suscitado várias reações dos diferentes partidos, sendo que o Bloco de Esquerda já se queixou à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial, ao Ministério Público e à Ordem dos Advogados.

Do lado do PS, a reação a estas declarações surgiu através da secretária-geral adjunta, Ana Catarina Martins, que instou o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, a retirar a confiança política a André Ventura.

Bernardino Soares lamenta declarações e nega favorecimentos

O presidente da Câmara Municipal de Loures e candidato da CDU às autárquicas no concelho, Bernardino Soares, lamentou esta terça-feira as declarações de André Ventura sobre a comunidade cigana e negou haver situações de discriminação ou favorecimento no concelho.

Eu tenho imensos relatos em Loures de situações em que são ocupados imóveis ilegalmente e a Câmara nada faz para os tirar de lá. Porquê? Porque seria racismo e xenofobia. Mas não é racismo, é fazer cumprir a lei”, declarou.

Reagindo esta tarde às declarações do candidato do PSD e do PPM, o cabeça de lista da CDU no município e presidente da Câmara de Loures afirmou que tais "insinuações dão uma imagem errada do concelho" e "não correspondem de todo à verdade".

Vejo essas insinuações do candidato André Ventura com estranheza, até porque o atual executivo é composto por dois vereadores do PSD e um deles tem pelouros ligados à questão da integração [Contrato Local de Segurança]. Loures é um concelho multicultural e integrador", sublinhou Bernardino Soares.

O autarca, que falava aos jornalistas à margem de uma visita ao bairro da Torre, na freguesia de Camarate, ressalvou que todos os munícipes são tratados da mesma forma e que nenhum deles é discriminado ou favorecido, independentemente da raça, etnia ou religião.

"Não tratamos ninguém de forma diferente. Problemas sociais existem em todo lado, mas não podem ser apresentados como foram", observou, acrescentando que a média do rendimento mínimo de inserção no concelho é de cerca de 100 euros.

Quando questionado pelos jornalistas sobre se o PSD deveria retirar a confiança política a André Ventura, Bernardino Soares afirmou que a decisão cabe "única e exclusivamente aos sociais-democratas", mas pediu que o debate político se faça com "elevação".

BE apela a PSD que "deixe cair" candidato

O cabeça-de-lista do BE em Loures apelou esta terça-feira ao presidente do PSD para que "deixe cair" o apoio ao candidato André Ventura, interpelando ainda CDU e PS para que recusem acordos de governação autárquica com os sociais-democratas.

Estendemos esse apelo ao PS e à CDU, constituída pelo PCP e PEV. Que sejam claros, que se pronunciem, e fazemos votos que recusem e façam das palavras do Bloco as suas, que digam desde já que estão indisponíveis para fazer qualquer tipo de acordo de coligação, de maioria, de governo, com o PSD e com André Ventura", apelou Fabian Figueiredo.

Numa conferência de imprensa na sede do BE, em Lisboa, Fabian Figueiredo referiu-se ao "acordo de governo" que o atual presidente da Câmara, Bernardino Soares (CDU), mantém com o PSD, e ao executivo da freguesia de Santo António dos Cavaleiros, governado por PS e PSD.

O cabeça-de-lista do BE desafiou o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, a "questionar-se e ponderar seriamente" que "deixe cair André Ventura como candidato à Câmara Municipal de Loures".

A Câmara Municipal de Loures é presidida desde 2013 pelo comunista Bernardino Soares.

O atual executivo é ainda composto por quatro vereadores da CDU, por quatro do PS e por dois da Coligação Loures Sabe Mudar (PSD, MPT e PPM).

Além de Bernardino Soares e de André Ventura, concorrem ao município o bloquista Fabian Figueiredo e a socialista Sónia Paixão.

 

 

 

Continue a ler esta notícia