PS/Porto apresenta queixa na CNE contra Câmara de Gaia - TVI

PS/Porto apresenta queixa na CNE contra Câmara de Gaia

PS acusa a autarquia de «gastar recursos públicos para apoiar» a candidatura de Luís Filipe Menezes ao Porto

O PS anunciou esta quarta-feira que vai denunciar à Comissão Nacional de Eleições o comportamento «lamentável» da Câmara de Gaia, que acusa de «gastar recursos públicos para apoiar» a candidatura de Luís Filipe Menezes ao Porto.

Em comunicado, a concelhia do Porto do PS acusa a autarquia de Gaia de promover, em anúncios pagos em jornais, «um ataque» a Manuel Pizarro, na sequência de uma entrevista televisiva do candidato socialista.

Intitulado «Candidato do PS ao Porto mente por ignorância ou má-fé», o anúncio nega os números apontados por Pizarro nomeadamente quanto ao preço da água e à taxa de desemprego em Gaia, afirmando que o socialista «em todas as ocasiões faltou à verdade e ao rigor».

A Câmara questiona Pizarro sobre a dívida do Ministério da Saúde quando abandonou o cargo de secretário de Estado no último Governo de José Sócrates, para responder: «A dívida deste ministério é superior às dívidas de todos os municípios».

O anúncio pago termina afirmando que «(...) as equipas lideradas pelo presidente da Câmara de Gaia, Dr. Luís filipe Menezes, obtiveram sempre votações expressivas dos gaienses de todos os quadrantes partidários» e aconselhando Pizarro a «ser mais rigoroso e não voltar a faltar à verdade».

A concelhia do Porto do PS considera que, para além deste anúncio ter sido pago pela autarquia em «jornais de grande circulação», a situação é agravada «pela natureza propagandística e falaciosa desses anúncios, que distorcem intencionalmente a realidade do município».

«É uma atitude lamentável de utilização de fundos públicos na campanha eleitoral autárquica, procurando favorecer o presidente da Câmara de Gaia, que pretende agora ser o candidato do PSD ao Porto», afirma o PS, que garante que irá «participar deste comportamento da Câmara de Gaia à Comissão Nacional de Eleições, de forma a impor o cumprimento da Lei, a que todos estão obrigados».

«O PS não se deixará intimidar pelo comportamento dos que, por força do hábito de décadas, se sentem donos das instituições e com direito a dispor delas em benefício dos seus interesses pessoais», sublinha o comunicado.

Depois de reafirmar que «sim, Gaia tem uma taxa de desemprego muito superior à do país e da região», que, para particulares, a água custa neste concelho mais 50 por cento do que no Porto e que a dívida da Câmara de Gaia é, «em absoluto», duas vezes e meia superior à do Porto, o PS/Porto diz que «nenhuma publicidade paga nem destacáveis de luxo desmentem os factos» apresentados.

«O PS/Porto continuará empenhado numa ação política participada, realizada de forma elevada, sem utilização inapropriada de recursos públicos, ainda mais escandalosa numa época em que tantos portugueses vivem dificuldades. Essa é também a forma de mostrar desde já o rigor e a transparência que queremos implementar na futura governação socialista da Câmara Municipal do Porto», acrescenta o comunicado.

A Lusa tentou obter uma reação da Câmara de Gaia, mas até ao momento tal não foi possível.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE