Ricardo Baptista Leite é o candidato do PSD em Sintra - TVI

Ricardo Baptista Leite é o candidato do PSD em Sintra

Deputado e médico ganhou visibilidade durante o último ano

Ricardo Baptista Leite será o candidato do PSD em Sintra. O nome foi anunciado na conferência de imprensa que Rui Rio deu esta tarde no Porto, para divulgar várias escolhas para as autárquicas.

A direção do PSD escolheu o deputado e médico, que ganhou visibilidade ao longo do último ano, por força da pandemia e dos assuntos de saúde permanentemente em discussão.

O processo de escolha do candidato por Sintra foi muito atribulado, com divergências que se prolongaram durante meses.

A concelhia aprovou oficialmente o nome do advogado António Pinto Pereira, que não agradou à direção do partido. Chegou a falar-se do nome de Pedro Santana Lopes, mas o candidato mais evidente seria Marco Almeida, que se candidatou nas duas últimas eleições contra Basílio Horta, primeiro como independente, tendo perdido por apenas um ponto, e em 2017 reconciliou-se com o partido, pelo que concorreu pelo PSD.

Nascido em 1980, Ricardo Baptista Leite é licenciado em Medicina e tem assumido um papel de destaque durante toda a pandemia de covid-19.

Atualmente, é coordenador científico de Saúde Pública (Centro de Investigação) do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e assistente convidado da Nova Medical School da Universidade Nova de Lisboa.

Rui Rio não se alongou muito em relação ao candidato à Câmara Municipal de Sintra por, disse, ser “seguramente dos deputados mais conhecidos da Assembleia da Republica”.

A Câmara Municipal de Sintra é liderada pelo socialista Basílio Horta.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE