Fernando Ruas declara vitória com maioria absoluta em Viseu - TVI

Fernando Ruas declara vitória com maioria absoluta em Viseu

Numa mensagem clara ao Governo, disse que esta vitória não é apenas contra o candidato do PS João Azevedo, mas também a vários ministros que têm de aprender a "respeitar mais" os viseenses

Recebido por um forte aplauso, Fernando Ruas, candidato do PSD à câmara de Viseu, declarou vitória com maioria absoluta nestas eleições autárquicas, com 46,68% dos votos.

Eu, na primeira vez que me candidatei à câmara, tive maioria relativa, hoje estamos com maioria absoluta, mas o combate foi diferente”, disse.

Numa mensagem clara ao Governo, disse que esta vitória não é apenas contra o candidato do PS João Azevedo, mas também a vários ministros que têm de aprender a "respeitar mais". 

Nós ganhamos ao João, mas ganhámos também ao António, ao Costa, ganhámos também ao Pedro Nuno Santos, ganhámos à Ana Abrunhosa, também ganhámos à Céu, senhora ministra da Agricultura. Portanto, foi uma vitória suada, mas foi uma vitória para muita gente. Mas este é o caminho. Acho que desta vez os ministros vão aprender que têm que nos respeitar mais [os viseenses]."

O social-democrata garantiu que não vai perder um segundo "a assobiar para o lado" e vai trabalhar para resolver os problemas da cidade. 

Começou uma nova era. (…) A partir do dia seguinte ao da tomada de posse, seguramente, que vamos começar a trazer para Viseu tudo aquilo que foi prometido", assegurou.

Nestas eleições, o PS ficou em segundo lugar, com 38,26% dos votos, seguindo-se o Chega, com 2,95%, a Iniciativa Liberal, com 2,20%, CDS-PP com 2,02 %, Bloco de Esquerda com 2,01 %, PAN com 1,26 % e CDU com 1,17 %.

O município é atualmente liderado por Conceição Azevedo, que assumiu a presidência em abril de 2021, após a morte, devido a complicações de saúde provocadas pela covid-19, de António Almeida Henriques, que liderava a Câmara desde 2013, tendo, em 2017, conquistado 51,74% dos votos (seis mandatos), e o PS 26,46% (três mandatos).

António Almeida Henriques já tinha sido indicado como recandidato pelo partido. O deputado da Assembleia da República Fernando Ruas foi a solução encontrada pelo PSD.

Recorde-se que Fernando Ruas foi presidente da Câmara de Viseu entre 1989 e 2013

Continue a ler esta notícia