Cahora Bassa: Portugal recebeu mais 124 milhões - TVI

Cahora Bassa: Portugal recebeu mais 124 milhões

  • Portugal Diário
  • 28 nov 2007, 13:42

Estado vendeu 67 por cento do capital da Hidroeléctrica da barragem ao Estado moçambicano

Relacionados
Portugal recebeu mais 124 milhões de dólares (cerca de 83 milhões de euros ao câmbio actual) da barragem de Cahora Bassa, cujo controlo foi vendido a Moçambique a 27 de Novembro, disse fonte ligada ao processo, noticia a Lusa.

O Estado português vendeu 67 por cento do capital da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) ao Estado moçambicano, por 950 milhões de dólares, na sequência do Memorando de Entendimento assinado em Lisboa, a 2 de Novembro de 2005, e do protocolo firmado em Maputo, a 31 de Outubro de 2006.

A primeira tranche deste negócio, de 250 milhões de dólares, foi paga a 31 de Outubro do ano passado, e a segunda, de 700 milhões de dólares, foi paga na passada terça-feira.

Só que, os 700 milhões de dólares que Portugal recebeu a 27 de Novembro valem menos cerca de 14 por cento, em euros, do que valiam quando o acordo foi assinado, a 31 de Outubro de 2006, devido à desvalorização da «nota verde» face à moeda única europeia.

Em valor, esta desvalorização custou cerca de 80 milhões de euros aos cofres do Estado português.

No entanto, fonte ligada ao processo disse que Portugal recebeu um valor adicional de 124 milhões de euros, como contrapartida do seu envolvimento no processo de reestruturação financeira da empresa HCB, procedendo ao respectivo saneamento, mediante a conversão de créditos em capital.

Portugal beneficiou da distribuição de reservas de reavaliação, por parte da HCB, segundo a mesma fonte.

Assim, o valor total que o Estado português recebeu pela reversão do controlo de Cahora Bassa ascendeu a 1.074 milhões de dólares.
Continue a ler esta notícia

Relacionados