Embaixada EUA: «Telegramas não devem ser encarados por si só» - TVI

Embaixada EUA: «Telegramas não devem ser encarados por si só»

WikiLeak: telegrama sobre Portugal

No entanto, representação diplomática não comenta directamente a divulgação de informação

Relacionados
A Embaixada dos Estados Unidos em Lisboa recusou esta segunda-feira comentar telegramas diplomáticos sobre Portugal divulgados no domingo pelo jornal espanhol El País, reiterando a sua condenação dessas fugas de informação.

Numa nota enviada à Agência Lusa na sequência de um pedido de comentário, a Embaixada afirma também que, mesmo «sem comentar a autenticidade dos documentos divulgados», os telegramas diplomáticos em geral «são frequentemente observações preliminares e incompletas» que «não devem ser encarados por si só como representativos das políticas dos Estados Unidos».

«Por uma questão de política interna, o Departamento de Estado não comenta documentos alegadamente derivados de uma fuga de informação», lê-se na nota, designada como resposta oficial da Embaixada.

Sobre a divulgação de cerca de 250 mil telegramas diplomáticos norte-americanos pelo Wikileaks, a representação diplomática reitera a posição oficial de condenação dos Estados Unidos, afirmando tratar-se de «uma tentativa irresponsável de destruir, enfraquecer e desestabilizar a segurança global», que «pode colocar em risco vidas humanas».
Continue a ler esta notícia

Relacionados