Bloco «bate o pé» à transferência de museus - TVI

Bloco «bate o pé» à transferência de museus

BE no rio Torto

Partido propõe suspensão de todas as acções relativas à transferência e criação de novos museus no eixo Ajuda/Belém, até «à elaboração de um plano estratégico»

Relacionados
O Bloco de Esquerda apresentou no Parlamento um projecto que pretende suspender a transferência dos museus de Arqueologia e dos Coches da zona de Belém, em Lisboa, por serem «um caso singular de sucesso em Portugal».

Os bloquistas defendem ainda um debate público alargado, que deverá envolver as associações dos sectores da museologia e conservação, Câmara de Lisboa, Associação de Turismo e «especialistas nacionais e internacionais das áreas do património, da museologia e da arquitectura».

Pretendem ainda que seja feita uma «sondagem às fundações» da Cordoaria Nacional, á Junqueira, pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, «para averiguar as condições de estabilidade e de segurança daquele património, tendo em conta as características do edifício e do local onde está implantado» e para onde está previsto mudar o Museu de Arqueologia.

O objectivo é que sejam avaliadas as estruturas e os projectos de construção futuros, e que se estabeleça uma relação entre as necessidades actuais e a criação de novos museus.

O último ponto do projecto de 11 páginas propõe que se efectue um «plano estratégico para a reconfiguração do conjunto de museus no eixo Ajuda/Belém».

Este plano, lê-se, deve incluir a «avaliação de infraestruturas, projectos museológicos, estudo de públicos e de acessibilidades, bem como de sustentabilidade das instituições, previsão dos custos, fontes de financiamento e calendarização de todas as acções relativas à transferência de museus e à criação de novos museus no eixo Ajuda/Belém».

Para o BE, «não é aceitável iniciar um processo que pode ser travado a todo o tempo por problemas de infraestruturas, financiamento ou exigências museológicas".
Continue a ler esta notícia

Relacionados