Bloco de Esquerda: «A esperança está aqui» - TVI

Bloco de Esquerda: «A esperança está aqui»

Catarina Martins já enviou uma mensagem ao líder vitorioso do Syriza, Alexis Tsipras, congratulando-o. E espera que a viragem à esquerda na Grécia tenha efeitos na Europa e em Portugal: «Os gregos deram uma lição de democracia à Europa. Escolheram a alternativa»

Relacionados
«A esperança está aqui». Foi assim que a líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, respondeu às primeiras palavras de vitória do Syriza, que apelida de seu «partido irmão», nas eleições legislativas da Grécia. No Twitter, o partido de Alexis Tsipras, colocou uma mensagem, com letras coloridas, dizendo que «A esperança ganhou!».

#EleiçõesGréciaTVI24: tudo aqui

«A campanha do Syriza tinha um slogan que é, para nós, muito importante: a esperança está a caminho». «A esperança está aqui. Já tive oportunidade de enviar uma mensagem a Alexis Tsipras, dizendo-lhe: Parabéns! Esta é a vitória da democracia», disse, entusiasmada, a líder do BE.

Catarina Martins destacou o «movimento extraordinariamente importante» que estas eleições gregas representam, contra a ideia de que «a austeridade será sempre e só única política na Europa». Recorde-se que Atenas foi a primeira, em 2010, a ser alvo de um resgate financeiro. Em 2012, teve de pedir outro. Só este ano é que irá, finalmente, crescer, segundo as previsões. 

«Os gregos deram esta lição deram esta lição de democracia à Europa ao escolherem a alternativa. Ao dizer a alto e bom som que querem quem reestruture a dívida soberana da Grécia para que a Grécia tenha os recursos para criar emprego, para ter salário, para ter dignidade»


Catarina Martins realçou que «esta vitória tão expressiva é a vitória da dignidade contra a austeridade, é a vitória da democracia contra a chantagem». E, lembrou, o Bloco de Esquerda esteve sempre ao lado do Syriza.

«Queremos enviar um abraço caloroso ao partido que é o nosso partido irmãos com quem fraternamente fomos construindo ppropostas europeias, eocnómicas, precisamente neste sentido: que cada país na Europa, que cada povo é dono dos seus destinos e dos seus recursos. A democracia é para ser vivida por inteiro e a dignidade, a dignidade é algo que nos cabe a todos», reforçou.

«O povo grego fez o seu caminho. O povo português terá de fazer o seu»


Na sede de campanha de Tsipras, a eurodeputada do BE Marisa Matias, já congratulou pessoalmente o vencedor destas eleições gregas, tão importantes para o Bloco:
Continue a ler esta notícia

Relacionados