Bloco de Esquerda quer maior investimento no Serviço Nacional de Saúde - TVI

Bloco de Esquerda quer maior investimento no Serviço Nacional de Saúde

Catarina Martins

Catarina Martins diz que "é urgente" o "fim da privatização de setores da saúde" e que o SNS precisa de "mais médicos, enfermeiros, pessoal auxiliar, mais investimento"

A dirigente do Bloco de Esquerda (BE) Catarina Martins defendeu esta sexta-feira mais investimento no setor da saúde, considerando que a externalização de serviços, enfraquece o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

É urgente travar a externalização, acabando com a privatização de serviços para preservar o Serviço Nacional de Saúde", afirmou a deputada e coordenadora do BE, no final de uma visita ao Hospital de Portimão, no Algarve.

Segundo Catarina Martins, para o Bloco o que "é urgente, é o fim da privatização de setores da saúde, a internalização para que haja mais investimento, porque o país não pode estar a pagar o pouco que tem a privados".

"É necessário maior investimento para reforçar o Serviço Nacional Saúde", destacou.

Para Catarina Martins, a proteção do SNS também "exige coragem política, necessária para acabar com as parcerias públicas/privadas (PPP) da gestão da saúde, cujo prazo acaba durante esta legislatura".

A dirigente e coordenadora do BE indicou que o levantamento que está a ser feito pelo bloco ao longo desta sexta-feira, com deslocações dos seus membros a várias unidades de saúde do país, "é claro, apontando para a urgência de maior investimento".

O levantamento que fizemos até esta hora é bastante claro: o SNS precisa de mais médicos, enfermeiros, pessoal auxiliar, mais investimento e isso é uma urgência", sublinhou.

Catarina Martins disse ainda a falta de profissionais de saúde foi uma das preocupações apontadas pela administração do Hospital de Portimão para os problemas que se registam naquela unidade hospitalar.

"O hospital tem um problema que não é único no Algarve, e aquilo que me foi transmitido é que, por vezes, há picos em que não consegue dar uma resposta adequada devido à falta de profissionais", frisou.

Na opinião da coordenadora do BE, o Algarve é a região onde faltam mais profissionais de saúde e onde o setor privado cresceu mais e à conta do público".

"No Algarve toda a radioterapia é contratualizada com um privado e a imagiologia, já é, em parte, contratualizada. Temos a informação de que se poderá estar a estudar passar toda a imagiologia para os privados", revelou.

É urgente travar a externalização da saúde para não enfraquecer o Serviço Nacional de Saúde", enfatizou.

Continue a ler esta notícia