Bloco quer banir herbicida glifosato dos espaços públicos - TVI

Bloco quer banir herbicida glifosato dos espaços públicos

Pedro Filipe Soares, BE

Pedro Filipe Soares anuncia debate potestativo para dia 18 com o objetivo de proibir a aplicação de produtos com o herbicida potencialmente cancerígeno nas zonas urbanas, de lazer e vias de comunicação

O Bloco de Esquerda (BE) agendou para dia 18 de maio um debate potestativo sobre o glifosato, um herbicida potencialmente cancerígeno, ao mesmo tempo que apresenta um projeto de lei sobre a matéria.

De acordo com a Lusa, o texto e o anúncio do agendamento potestativo foram feitos esta tarde pelo líder da bancada do partido, Pedro Filipe Soares, no encerramento de dois dias de jornadas parlamentares do BE tidas na região do Alentejo.

"Devemos defender as pessoas deste herbicida, defender a saúde pública e o direito a usufruírem dos seus espaços públicos", advogou Pedro Filipe Soares.

O projeto de lei do Bloco pede a proibição da aplicação de produtos contento glifosato em "zonas urbanas, zonas de lazer e vias de comunicação".

O partido pede também que o Governo prepare, "no prazo de um ano", um relatório de avaliação dos efeitos do glifosato na saúde humana, com o intuito de avaliar, por exemplo, a "perigosidade" do mesmo e avaliar "medidas adicionais de proteção da saúde humana" no quadro da utilização do glifosato.

Com o agendamento potestativo e o projeto de lei o Bloco, através de Pedro Filipe Soares, diz querer uma "viragem na legislação no que toca à defesa da saúde pública e um avanço considerável nos direitos" dos cidadãos portugueses.

No final de abril, o Ministério da Agricultura esclareceu que o potencial carcinogénico do herbicida glifosato está associado a um coformulante (taloamina) e não ao produto, cuja utilização futura será decidida em maio.

Um trabalho da RTP dizia que "há vários portugueses contaminados com glifosato, um herbicida que é potencialmente cancerígeno", e referia que "a sua presença foi detetada com valores elevados no norte e centro do país".

Também em abril foram rejeitados na Assembleia da República projetos de resolução de BE, PAN e PEV para o Governo socialista se opor à autorização do recurso ao glifosato na União Europeia.

As bancadas de PSD e CDS-PP votaram contra e o grupo parlamentar do PS absteve-se, sendo acompanhado pelo PCP quanto às iniciativas de PAN e de BE.

Continue a ler esta notícia