Autárquicas: BE remete posição sobre eventual adiamento para final do mês - TVI

Autárquicas: BE remete posição sobre eventual adiamento para final do mês

  • .
  • CM
  • 13 fev 2021, 15:52
Catarina Martins

Em causa a proposta do presidente do PSD, Rui Rio, de um adiamento por dois meses das eleições deste ano, habitualmente realizadas em outubro, devido à pandemia de covid-19

O Bloco de Esquerda remeteu hoje para 27 deste mês, quando se realiza a conferência autárquica do partido, uma posição sobre um eventual adiamento das eleições autárquicas, disse hoje a coordenadora bloquista.

Catarina Martins, que falava numa conferência de imprensa em Lisboa, optou por não comentar a proposta do presidente do PSD, Rui Rio, de um adiamento por dois meses das eleições autárquicas deste ano, habitualmente realizadas em outubro, por causa da pandemia de covid-19.

“Vamos ter uma conferência autárquica dia 27 [deste mês] e decidimos não falar disso até lá”, afirmou Catarina Martins.

Na sexta-feira, o PSD entregou no Parlamento um projeto de lei que prevê o adiamento das eleições autárquicas por dois meses, para que possam realizar-se entre os dias 22 de novembro e 14 de dezembro, ideia já rejeitada pelo PS.

Numa conferência de imprensa, no Porto, Rui Rio considerou que o regime excecional e temporário que o partido vai propor para as autárquicas é uma proposta "sensata" e que "defende a democracia" num contexto de pandemia de covid-19.

"Eu pergunto como é que, numas eleições autárquicas, se consegue fazer campanha sem poder contactar as pessoas", questionou, argumentando que manter a data das autárquicas no calendário previsto serviria apenas "quem está no poder".

De acordo com a lei eleitoral para os órgãos das autarquias locais, estas eleições são marcadas "por decreto do Governo com, pelo menos, 80 dias de antecedência" e realizam-se "entre os dias 22 de setembro e 14 de outubro do ano correspondente ao termo do mandato".

Continue a ler esta notícia