Bloco: PS tem «argumento fraco» para abstenção no OE - TVI

Bloco: PS tem «argumento fraco» para abstenção no OE

Parlamento

Partido não está convencido com a tentativa socialista de tentar a manutenção de um dos subsídios

A proposta apresentada pelo PS de manutenção de um dos subsídios é um «argumento fraco» para justificar a abstenção na votação do Orçamento de Estado (OE) de 2012, considerou, esta sexta-feira, a eurodeputada Marisa Matias, do Bloco de Esquerda (BE).

«António José Seguro fala de uma folga no orçamento, que permite ainda a manutenção de um dos subsídios. Eu penso que é um argumento fraco para justificar uma abstenção», defendeu.

Depois de ter sido aprovado pela Comissão Política do PS a abstenção dos socialistas na votação da proposta do OE 2012, o secretário-geral do partido, António José Seguro, anunciou que o partido vai apresentar uma proposta para poupar um dos dois salários que o Governo pretende cortar aos trabalhadores do sector público e aos pensionistas.

«Não é essa alteração que faz a diferença. Será António José Seguro a tentar tomar uma pequena parte para justificar uma opção pelo todo e verdadeiramente o todo é muito violento para com os trabalhadores e com os pensionistas portugueses e com os cidadãos em geral. Essa violência não se compra com um subsídio», sustentou Marisa Matias.

A eurodeputada já contava com esta decisão (de abstenção) do PS que «resolveu não ceder às pressões, mesmo da base do seu partido, para que fizesse uma opção clara contra aquilo que são as políticas da troika e as do orçamento de estado, que vão muito para além das da troika».



«Esta é uma altura em que não há lugar a hesitações, com medidas como aquelas que o Orçamento do Estado de 2012 aponta, de austeridade e de recessão máxima. É complicado perceber que as forças à esquerda não optem por ficar ao lado do mundo do trabalho e optem antes por ficar naquilo que é um serviço que é feito ao capital financeiro», disse.

Já anteriormente, o BE tinha apelado ao PS para votar contra a proposta do OE 2012.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE