Mau tempo: BE pede mais apoios para agricultores - TVI

Mau tempo: BE pede mais apoios para agricultores

Mau tempo em Torres Vedras

Bloquistas vão falar do assunto na próxima reunião da comissão parlamentar de Agricultura

Relacionados
O Bloco de Esquerda defende mais apoios para os agricultores do Oeste afectados pelo mau tempo e vai levantar o debate sobre o assunto na próxima reunião da comissão parlamentar de Agricultura.

Os deputados Pedro Soares e Heitor Sousa, que visitaram este sábado seis explorações agrícolas e agro-pecuárias dos concelhos da Lourinhã e Torres Vedras afectadas pelo mau tempo dos últimos dias, afirmaram à Lusa que o BE defende que «o Governo tome medidas de apoio para esta calamidade, accione fundos europeus e que abra uma linha de crédito com juros bonificados a cem por cento e com um período de carência de dois anos».

Para o Bloco de Esquerda, as medidas anunciadas - uma linha de financiamento a 50 por cento a fundo perdido - não são suficientes para «restabelecer a actividade agrícola».

«Uma boa parte dos prejuízos são em infra-estruturas seguráveis, mas devido à situação da agricultura, os agricultores não fizeram seguros e não têm meio de recuperar os prejuízos», explicou o deputado Pedro Soares, acrescentando que se trata de «gente já endividada e que teve de recorrer ao crédito bancário».

Assim, o Bloco de Esquerda pretende levantar o debate sobre estes problemas na próxima reunião da comissão parlamentar de Agricultura, agendada para 5 de Janeiro. Para os bloquistas, o Governo devia declarar o estado de calamidade para a região.

«Visitámos enormes extensões de estufas completamente destruídas, em que a produção vai acabar por morrer», frisaram. Os deputados dizem ainda que viram «estábulos abalados pela intempérie» e «com dezenas e cabeças de gado em perigo».
Continue a ler esta notícia

Relacionados