Pedro Filipe Soares eleito líder parlamentar do BE - TVI

Pedro Filipe Soares eleito líder parlamentar do BE

Pedro Filipe Soares - BE

Cecília Honório foi eleita vice-presidente da bancada bloquista

Relacionados
Os deputados Pedro Filipe Soares e Cecília Honório foram eleitos por unanimidade presidente e vice-presidente da bancada parlamentar do Bloco de Esquerda, anunciou o coordenador do partido João Semedo, nesta quinta-feira.

João Semedo fez o anúncio numa declaração aos jornalistas na Assembleia da República, após uma reunião do grupo parlamentar do BE.

Tal como já estava anunciado, os deputados do Bloco escolheram um novo líder parlamentar, que substitui no cargo Luís Fazenda.

Pedro Filipe Soares e Cecília Honório assumem os cargos já hoje.

João Semedo destacou que a «principal razão» que levou à escolha de Pedro Filipe Soares para a liderança da bancada do BE foi a «muita experiência, conhecimento, domínio e intervenção parlamentar numa área de grande centralidade política: todos os aspetos relacionados com o orçamento, com as contas públicas, com a situação financeira e económica do país».

«São temas que dominam a política portuguesa, fruto da obstinação do Governo com a dívida pública e com a austeridade forçada para pagar os juros e uma dívida de enorme dimensão. Vão ter no debate parlamentar uma grande centralidade e densidade. A nossa escolha também teve a ver com isso, para além, naturalmente, da experiência e das qualidades pessoais e políticas do deputado Pedro Filipe Soares», acrescentou, dizendo que o BE tem deputados «tão bons» que «outros podiam igualmente exercer esta função».

João Semedo disse ainda «registar com muita satisfação» o facto de o mais jovem deputado do BE (Pedro Filipe Soares tem 33 anos) ter «condições» e «experiência política e parlamentar suficientes para agora abraçar esta responsabilidade, que é grande, densa e pesada».

Na reunião de hoje, o grupo parlamentar do BE fez também uma nova distribuição dos deputados pelas comissões parlamentares, necessidade que surgiu por causa das novas funções que João Semedo e Catarina Martins assumiram na direção do partido - são os novos coordenadores - e também por esta eleição de Pedro Filipe Soares para a liderança da bancada na Assembleia da República.

João Semedo adiantou que em breve o partido revelará essa nova distribuição dos deputados pelas comissões parlamentares.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos