Preferem um «partidinho com vedetinhas e grupinhos»? - TVI

Preferem um «partidinho com vedetinhas e grupinhos»?

IX Convenção do Bloco de Esquerda [Lusa]

Cecília Honório e José Manuel Pureza defenderam coordenação paritária na IX Convenção do BE

Relacionados
Cecília Honório, deputada do Bloco de Esquerda, questionou hoje os delegados na  IX Convenção do BE, como querem que o partido seja visto.

«Como queremos que nos vejam? Na tradição coletiva e plural ou como um partidinho de vedetinhas, de grupinhos, invejas e intrigas? É esta a escolha que hoje fazemos», afirmou.

A deputada, eleita pelo distrito de Faro, considerou que «seria um passo atrás» abandonar o modelo paritário de coordenação, assegurado desde há dois anos por João Semedo e Catarina Martins.

«Se alguém quer voltar a 1998 que leve a bicicleta mas o que temos à frente é mais exigente», afirmou, defendendo que «só uma política unitária poderá ser a resposta à exigência do combate à esquerda.

Na sua intervenção aproveitou para acrescentar que nesse combate, está a luta contra a corrupção «da alma do sistema», os «bens públicos nos bolsos dos privados», contra a «chantagem da dívida e a austeridade» e «contra a vergonha da pobreza infantil»
.

José Manuel Pureza, ex-líder parlamentar bloquista, também ele apoiante da moção proposta pela atual direção, considerou que o partido deve continuar a apostar no «modelo de coordenação política»
paritário e plural.

«Há dois anos, optámos pela paridade de género na coordenação. Chamaram-lhe bicéfala para não chamar o que ela é, paritária. Que sinal queremos dar à sociedade? Recuamos para um homem?», questionou.

A moção ligada à corrente UDP, que elegeu 262 delegados, tem como primeiro subscritor o líder parlamentar, Pedro Filipe Soares.

Os subscritores da moção U, que elegeu menos seis delegados, defendem a manutenção da coordenação paritária.
As urnas para a eleição da Mesa Nacional, o órgão máximo do BE entre Convenções, encerraram às 11:00.

A IX Convenção Nacional do BE termina hoje no Pavilhão Municipal do Casal Vistoso, Lisboa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados