PS e BE reúnem-se antes de falar com Cavaco em Belém - TVI

PS e BE reúnem-se antes de falar com Cavaco em Belém

Reunião entre PS e Bloco de Esquerda

Reuniões das equipas técnicas continuam, já que o "processo está em curso"

Delegações do PS e do BE estão reunidas desde a manhã desta terça-feira, no edifício novo do parlamento, horas antes de os seus dirigentes serem ouvidos pelo Presidente da República, no Palácio de Belém, segundo fontes partidárias.

As mesmas fontes escusaram-se a especificar os temas em questão, adiantando apenas tratar-se de mais um encontro "da série prevista" e que "deverão ir acontecendo mais", pois "trata-se de um processo que está em curso".

Este é o quarto encontro cara a cara entre socialistas e bloquistas desde as eleições de 4 de outubro para testar a viabilidade de um acordo para um Governo com apoio à esquerda do espetro parlamentar.

O PCP também já se encontrou com o PS em quatro ocasiões, enquanto "Os Verdes" mantiveram três reuniões com os socialistas, além do Pessoas-Animais-Natureza (PAN), também já auscultado pelo secretário-geral do PS, António Costa.

O chefe de Estado, Cavaco Silva, que já recebeu o líder da coligação vencedora, Portugal à Frente (PSD/CDS-PP), Passos Coelho, por duas vezes, e António Costa, uma vez, começa hoje as audiências formais às diferentes forças políticas sobre os resultados eleitorais.

A Presidência da República vai ouvir o ainda primeiro-ministro a partir das 15:00, seguindo-se PS, BE e CDS-PP. Quarta-feira, Cavaco Silva vai receber, pelas 10:30, comunistas, ecologistas e PAN.

Entretanto, o líder socialista marcou reunião da comissão política, que o mandatou a dialogar com as diferentes forças políticas, para quinta-feira, às 21:30, a fim de analisar as diversas negociações em curso com vista a uma solução de governabilidade.
Continue a ler esta notícia