O vídeo de agradecimento do presidente esloveno ao povo português... em português - TVI

O vídeo de agradecimento do presidente esloveno ao povo português... em português

  • .
  • CM
  • 30 abr 2020, 11:17
Borut Pahor

Marcelo Rebelo de Sousa já agradeceu palavras do homólogo Borut Pahor, "reciprocando os votos"

O presidente da Eslovénia, Borut Pahor, partilhou um vídeo nas redes sociais em que se dirige a Marcelo Rebelo de Sousa e aos "caros amigos portugueses", para manifestar, em nome de todos os eslovenos, "solidariedade na luta contra o coronavírus".

Borut Pahor tem divulgado nos últimos dias nas redes sociais Facebook e Twitter mensagens em vídeo dirigidas aos seus homólogos e aos povos de vários Estados-membros da União Europeia, como Irlanda, Itália, França, Alemanha e Espanha, nas respetivas línguas.

Na mensagem gravada inteiramente em português, Borut Pahor expressa "admiração pelo povo português" e enaltece a sua coragem.

Queríamos exprimir a nossa profunda admiração pelo povo português, que, nestes tempos difíceis, está a demonstrar determinação, coragem e esperança. A Eslovénia sente toda a sua tristeza, mas está sinceramente feliz pelos seus sucessos.”

O governante termina o agradecimento também com uma palavra de esperança, uma esperança europeia.

 Vamos nos unir com outras nações e países europeus. Tudo vai ficar bem."

Borut Pahor, de 56 anos, antigo líder do partido esloveno Sociais-Democratas, é presidente da Eslovénia desde 2012 e tem participado com Marcelo Rebelo de Sousa nos encontros do Grupo de Arraiolos, constituído por chefes de Estado não executivos da União Europeia.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já agradeceu ao homólogo esloveno a mensagem de solidariedade para com Portugal.

De acordo com uma nota publicada no site da Presidência, Marcelo enviou "uma mensagem de agradecimento" a Borut Pahor, em seu nome e do povo português, "reciprocando os votos do presidente da Eslovénia".

O chefe de Estado português "sublinhou ainda a importância dos laços que unem os dois países, bem como da cooperação e solidariedade internacional para fazer face a uma epidemia que a todos afeta", lê-se na mesma nota.

 

 

Continue a ler esta notícia